Guerrilheiro Virtual

quarta-feira, 6 de março de 2013

Hugo Chávez: amigo de Cuba


Por Bruna Andrade do blog Memórias Cubanas

Nas minhas memórias cubanas trago também as lembranças da amizade entre dois países: Cuba e Venezuela. Uma amizade que foi se fortalecendo ao longo do governo do Comandante Chávez e que hoje ultrapassa os limites das relações de Estado, hoje é uma amizade entre dois povos, o povo cubano e o povo venezuelano.  Mais que isso, Hugo Chávez era considerado um grande amigo do povo cubano, e ele de fato foi. O Presidente da Venezuela foi extremamente importante não só para a economia, como para a política cubana.

Em Cuba, é comum ver nos vidros dos carros a bandeira de Cuba unida a uma outra bandeira, e, não raro, essa outra bandeira é a venezuelana. Os cubanos, quando perguntados sobre Chávez falavam dele com o mesmo carinho com que se referiam a Fidel, e nunca esqueciam de mencionar que estavam rezando pela saúde do Comandante venezuelano.

A integração entre os dois países é tanta que praticamente todos os cubanos com quem conversei tinham um parente ou amigo em missão na Venezuela. Vi muitas pessoas pelas ruas usando bonés ou agasalhos do país amigo. No Palácio de Convenções de Havana, mais de uma vez vi Hugo Chávez ser ovacionado, e por muitas vezes ouvi os gritos de “Viva Raul, Viva Fidel” serem seguidos por “Viva Chávez”. A aflição do povo venezuelano pela falta de notícias sobre a saúde do Comandante Hugo Chávez, era visivelmente compartilhada pelo povo cubano. E, hoje, certamente compartilham da mesma dor. Mas não estão sozinhos, chora a América Latina
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”