Guerrilheiro Virtual

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Massa Cheirosa se prepara para protesto

Les Chics
Glória Kalil

Moda para protesto, roupa de guerra

RG Quer! Livro “Chic: Um guia de moda e estilo para o século XXI” (R$ 115) by Gloria Kalil... 
É tendência, concorde você ou não. E está nas ruas.
 
Há semanas, o Brasil entrou na rota mundial dos protestos populares. Inflados pelo aumento das passagens de ônibus, os manifestantes entraram no espaço público e tomaram uma cacetada desproporcional da Polícia Militar - principalmente na última quinta-feira (13.06), em São Paulo, e neste domingo (17.06), no Rio de Janeiro.
 
A semana começa com vontade ainda maior de se fazer ouvir. Há uma agenda de manifestações por todo o país, nos próximos dias. A maior, novamente na capital paulista, está marcada para a tarde desta segunda-feira (17.06). Pelo Facebook, 200 mil pessoas já se reúnem virtualmente a favor da manifestação.
 
Em uma hora dessas, é hora de manter a cabeça fria e pensar com calma na roupa que se usa. Mais que cores partidárias ou máscaras fantasiosas, é preciso pensar em peças utilitárias para enfrentar a guerra - ainda que unilateral - e se proteger, por mais que todos queiramos uma manifestação pacífica.
 
Para isso, consultei quem entende do assunto - de São Paulo à Turquia - para uma lista rápida sobre como se proteger. A elas:
 
. O tecido é o mais importante. Impermeáveis são uma boa defesa contra gás lacrimogêneo, impedindo que o químico se prenda ao algodão e chegue à pele. Capas de chuva entram nessa lista.
 
. Muito se fala em panos embebidos em vinagre para diminuir os efeitos do gás. Nesse caso, quanto menos sintético o tecido, melhor. Leve camisetas, bandanas, pedaços de algodão, que seguram melhor a substância e também te ajudam a respirar. Acetinados, sedas e acrílicos não são tão eficientes.
 
. Tecidos grossos ajudam a proteger a pele contra balas de borracha e estilhaços de bombas de efeito moral. Pense em casacos grossos, jeans ou ceroulas de lã sob as calças.
 
. Quanto menos pele à vista, melhor - contra gás lacrimogêneo ou spray de pimenta. Cubra pescoço e braços para minimizar a química nas terminações nervosas.
 
. Conselho óbvio: use calçados confortáveis. Se tudo der certo, você vai andar muito. Se algo der errado, você pode ter que correr. Em ambos os casos, o que vale é a sua segurança.
 
. Deixe acessórios em casa - brincos, colares, piercings -, para evitar acidentes. Mas pense em algo para proteger os olhos, como óculos de natação, e luvas para as mãos.
 
É isso. Nos vemos nas ruas.

http://img.estadao.com.br/fotos/5A/16/CF/5A16CF7E453740B3A9EC39E72BE69001.jpg 
Se você encontrar Glória Kalil nas ruas... corra!
 

Um comentário:

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”