Guerrilheiro Virtual

domingo, 31 de julho de 2011

“Um dia muito importante nas relações entre o Brasil e a Argentina”

Presidenta Dilma Rousseff, acompanhada pela presidenta Cristina Kirchner
e pelo ex-presidente Lula, participa da cerimônia de inauguração da
Embaixada da República Argentina.

“A evolução dos nossos países tem conduzido a que tenhamos clareza da importância estratégica, para os nossos países e para a região, das nossas relações”. A afirmação foi proferida pela presidenta Dilma Rousseff à presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, nesta sexta-feira (29/7), na cerimônia de inauguração da Embaixada da Argentina em Brasília (DF). O ex-presidente Lula também participou do evento.
Assim como nos discursos anteriores – nos Palácios Itamaraty e Planalto –, Dilma Rousseff afirmou que o desenvolvimento da América do Sul só será pleno quando incluir toda a população do continente. “E é isso que nos torna fortes”, defendeu.
Além disso – continuou a presidenta – Brasil e Argentina mudaram e deram passos muito importantes nos últimos oito anos. Segundo ela, isso significou que “milhões e milhões de brasileiros, milhões e milhões de argentinos, milhões e milhões de colombianos, enfim, milhões e milhões de latino-americanos ascenderam à situação de consumidores, de trabalhadores, de produtores ativos e, portanto, de cidadãos”.
“Somos países democráticos. Temos a certeza de que a nossa cooperação, entre Brasil e Argentina, não é só decisiva para os nossos países, mas é decisiva também para a América do Sul e a América Latina.”
Dilma Rousseff informou ainda que ontem, ao participar da cerimônia de posse do presidente do Peru, Ollanta Humala, foi instituído um plano internacional de defesa das economias sul-americanas frente ao novo quadro internacional. Ela insistiu que o atual momento da economia de países desenvolvidos aumenta não só a liquidez, provocando a desvalorização do dólar e a valorização artificial das moedas, mas também a invasão de produtos importados nos países em desenvolvimento.
Ao falar sobre a recém-inaugurada Embaixada, a presidenta Dilma Rousseff afirmou que as instalações são do porte e compatíveis com a importância que o Brasil atribui às relações com a Argentina.
“Por isso, essa Embaixada, ela é um local especial: é o local da integração, é o local da unidade, é o local onde aqui, no Brasil, construiremos essa relação cada vez mais forte… Essa cerimônia fecha com chave de ouro a visita da presidenta aqui ao Brasil”, disse.
Ouça abaixo íntegra do discurso da presidenta Dilma Rousseff:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”