Guerrilheiro Virtual

domingo, 25 de setembro de 2011

Lula em Washington: "vibrei com discurso da Dilma na ONU"

 
O presidente Lula passou o sábado em Washington, nos EUA.

Seu primeiro compromisso foi um encontro com o líder sindical Richard Trumka, presidente da Federação Americana de Trabalho e Congresso das Organizações Industriais (AFL-CIO).

Depois ministrou uma palestra com o tema “Os Avanços e Desafios da América Latina”, em evento patrocinado pelo banco Itaú BBA, durante o encontro do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial, na Biblioteca do Congresso Americano.

Em sua palestra, Lula disse:
 
"Penso que o Brasil é um país que tem certo privilégio, porque temos solidez macroeconômica e temos o pré-sal, que não é pouca coisa. Então as perspectivas do Brasil são extraordinárias. Mas não se estancou a sangria da Grécia no tempo certo, e agora o paciente sofre mais. Acho que o mundo desenvolvido pode criar condições para os mais pobres comprarem produtos dos avançados. Ou fazemos isso ou fica cada vez mais grave...

... O Brasil pode ajudar a promover a estabilização do mercado. O Brasil precisa aprender com a China, para vender mais produtos aos estrangeiros...

... O discurso da Dilma foi bom na ONU. Vibrei! O conteúdo foi bom, e ela se saiu maravilhosamente bem. Dilma foi correta em defender o Estado palestino. A criação do Estado palestino é a consagração da paz no mundo...

... Tenho expectativa grande para o Obama. Obama vive uma crise da extrema direita que não quer que ele dê certo porque ele é negro".
Sobre as previsões do FMI, ele disparou: "não deu nenhum palpite consistente nesses últimos três anos... o Brasil, não precisa ouvir ninguém".

Neste domingo, Lula viaja para a França, onde se reunirá na segunda-feira (26) com o presidente Nicolas Sarkozy, que o convidou para um encontro no Palácio Elysée.

Na terça-feira, ele receberá mais um título de Doutor Honoris Causa do Instituto de Estudos Políticos de Paris. Será a primeira personalidade latino-americana a receber esse título, só dado a 16 pessoas até hoje, desde a fundação da instituição, em 1871.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”