Guerrilheiro Virtual

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Rússia adotará medidas militares caso não haja acordo antimísseis com EUA

A Rússia declarou nesta quinta-feira que adotará medidas militares caso não haja acordo com os Estados Unidos sobre a defesa antimísseis, depois que Washington e Bucareste assinaram no último dia 13 um acordo para instalar na Romênia uma base com foguetes interceptores norte-americanos.

"Se não chegarmos a um acordo em breve, teremos que tomar decisões de caráter militar", afirmou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores russo, Aleksandr Lukashevich.

Washington e Bucareste assinaram um acordo para o desenvolvimento de mísseis norte-americanos SM-3 na antiga base das forças aéreas romenas de Deveselu.

Durante a reunião Otan-Rússia realizada no balneário russo de Sochi no início de julho, a aliança rejeitou a proposta que o presidente russo, Dmitri Medvedev, tinha feito para criar um sistema de defesa antimísseis comum.

O Kremlin espera entrar em acordo com a Otan sobre um formato alternativo de defesa comum antes da próxima reunião da aliança, marcada para o próximo ano em Chicago, ou pelo menos receber garantias de que os mísseis aliados não serão apontados contra a Rússia.

O secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, no entanto, negou em Sochi que seja necessário assinar um novo acordo em que os aliados se comprometam a não apontar seu sistema contra a Rússia, e destacou que a melhor garantia é a cooperação e a troca de dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”