Guerrilheiro Virtual

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Secretário-Geral da ONU recebe pedido para que Palestina se torne Estado-Membro da Organização

O Presidente da Autoridade Palestina (AP), Mahmoud Abbas, enviou hoje (23/09) um pedido ao Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, para que a Palestina se torne um Estado-Membro das Nações Unidas. Falando no Debate Anual da Assembleia Geral, Abbas disse que a Palestina – que tem atualmente status de observador – está encaminhando um pedido de adesão plena do Estado à ONU, com base nas fronteiras de 1967.
 
Presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, formalizou pedido nesta sexta-feira (23/9) e acusou Israel de impedir retomada do processo de paz. Foto: ONU/Marco Castro

De acordo com a Carta das Nações Unidas, o Secretário-Geral é encarregado de analisar todas as cartas de países que solicitem ingresso na Organização. Ele a encaminha em seguida para o Conselho de Segurança e para a Assembleia Geral.

“A Palestina está renascendo. Esta é minha mensagem”, declarou Abbas, acrescentando que espera não levar muito tempo para que o pedido seja aprovado. Ele pediu aos membros do Conselho de Segurança que votem a favor da plena adesão, e pediu o reconhecimento do Estado da Palestina para os Estados que ainda não o fizeram.

Em seu discurso, o Presidente da AP disse que as políticas do governo israelense foram responsáveis pelas falhas nas tentativas de retomar o processo de paz, citando como exemplo os assentamentos na Cisjordânia, a recusa da permissão para palestinos construírem em Jerusalém Oriental e o atual bloqueio à Faixa de Gaza.

Ele ressaltou que, ao longo dos últimos dois anos, as autoridades palestinas trabalharam muito para implementar um programa de construção das instituições do Estado, bem como fortalecer a sociedade civil, aumentando a responsabilidade do governo e promovendo a participação das mulheres na vida pública.

Acesse o discurso de Abbas nesta sexta-feira (23/9) em http://gadebate.un.org/66/palestine

Pesquisado no Site da: ONU Brasil 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”