Guerrilheiro Virtual

sábado, 24 de setembro de 2011

Sem alarde, EUA fornece bombas antibunkers a Israel

Enviado por luisnassif, sab, 24/09/2011 - 09:08
Por Marco Antonio L.

Do Vermelho.org


Os Estados Unidos autorizaram secretamente a venda de 55 poderosas bombas antibunkers a Israel, indicou nesta sexta-feira (23) a revista Newsweek em seu site. As vendas de armas para o exterior são normalmente alvo de notificações públicas no Congresso, que tem autoridade para eventualmente bloqueá-las.

Nenhuma notificação relacionada a esta venda estava visível nesta sexta-feira no site da Agência de Cooperação de Defesa e de Segurança (DSCA), encarregada das vendas de armas americanas, constatou um jornalista da AFP.
Israel pedia desde 2005 o fornecimento de bombas GBU-28 de alta penetração, capazes de destruir um bunker embaixo da terra. Mas o Pentágono chegou a bloquear o projeto, temendo que Israel transferisse a tecnologia para a China, informou a Newsweek.

O presidente George W. Bush informou ao primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, que as bombas seriam fornecidas em 2009-2010, segundo a Newsweek, que cita autoridades americanas e israelenses, que pediram para não serem identificadas.


"Não faremos comentários", declarou o porta-voz do Pentágono, George Little, que, entretanto, indicou que os Estados Unidos permanecem comprometidos a ajudar Israel a manter sua superioridade militar na região.

Fonte: AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”