Guerrilheiro Virtual

sábado, 29 de outubro de 2011

Collor critica parte da imprensa e afirma ser a favor da liberdade de expressão

 
O senador Fernando Collor (PTB), durante pronunciamento na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado Federal, na manhã da última quinta-feira (27), criticou parte da imprensa brasileira que, segundo ele, "mentiu" sobre o PLC 41/10, que regula acesso a informações.
 
Apesar das críticas, Collor mostrou-se a favor da liberdade de expressão e contrário a qualquer regulação de mídia. No entanto, afirmou preocupar-se com o "comportamento rasteiro e dissimulado de determinados segmentos dos meios."
 
Ele destacou uma série de matérias publicadas sobre o tema, com base em uma pesquisa de um jornalista holandês que se diz especialista em liberdade de informação. Para Collor, a pesquisa realizada pelo estrangeiro não merece credibilidade.
 
 
"Em suas matérias, ele assevera que a aprovação do PLC 41 faz o Brasil ser o octogésimo nono país a ter uma lei de acesso a dados públicos. E que, entre os países latino-americanos, o Brasil é o décimo nono a ter uma lei dessa natureza. E, logo em seguida, se contradiz: são raros os países que têm uma legislação tão ampla. Ora, se o Brasil passa a se enquadrar no rol dos quase 90 países com uma lei do gênero, como é possível afirmar que são raros os países com legislação dessa natureza?".
 
Collor lembrou que a nova lei passa a ser a primeira e única do mundo a permitir o completo acesso ao inteiro teor de todos os documentos públicos, sem exceções.
 
Apesar das críticas, o senador se mostrou claramente a favor da liberdade de expressão, mas ressaltou que deve haver cuidado por parte da imprensa. "Sou contrário a qualquer tipo de regulação e controle dos órgãos de comunicação. Continuo discordando de qualquer proposta de regulamentação do exercício profissional do jornalismo. Todavia, a defesa desses princípios demanda sempre, e acima de tudo, a devida responsabilidade pública por parte dos meios. A começar por não mentir", concluiu.
 
No Portal da Imprensa
 
Do Blog Contexto livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”