Guerrilheiro Virtual

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Fidel Castro chama Otan de "brutal" por seu papel na Líbia

HAVANA (Reuters) - O ex-presidente cubano Fidel Castro condenou nesta segunda-feira a Otan por seu papel na derrubada do líder líbio Muammar Gaddafi, dizendo que a "brutal aliança militar se tornou o mais pérfido instrumento de repressão que a história da humanidade conheceu".
 
Fidel, de 85 anos, também manifestou indignação pela morte de Gaddafi na semana passada e o tratamento dado posteriormente a seu corpo, dizendo que ele foi "sequestrado e exibido como um troféu de guerra, uma conduta que viola os princípios mais elementares das normas muçulmanas e de outras crenças religiosas".

Os comentários foram publicados na mídia estatal cubana, em uma das colunas de opinião que Fidel escreve desde que ficou doente, cinco anos atrás, e transferiu a presidência a seu irmão mais novo, Raúl Castro, em 2008.

Fidel criticou desde o começo a intervenção da Otan na Líbia e elogiou Gaddafi, seu amigo, por sua resistência.

Ele também qualificou a Otan como um instrumento de seu inimigo ideológico de longa data, os Estados Unidos.

Os comentários de Fidel foram os primeiros vindos de Cuba desde a morte de Gaddafi.

No mês passado, o governo cubano retirou seus diplomatas da Líbia e afirmou que não iria reconhecer o Conselho Nacional de Transição (CNT) líbio ou qualquer governo estabelecido no país com a ajuda da intervenção estrangeira.

(Reportagem de Jeff Franks)

Pesquisado da Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”