Guerrilheiro Virtual

domingo, 23 de outubro de 2011

Por que a operação troca de cadeiras não se realizou


A nota anterior foi toda escrita no condicional. Isso em jornalismo não significa especulação ou boato, mas que a hipótese estava em debate. Mas de qualquer forma, entre outras coisas (como dizia o Mané Garrinha), era preciso combinar com os russos para que a operação desse certo.
 
Neste caso, os russos eram os comunistas do PCdoB, que não aceitaram conversar sobre qualquer acordo que significasse jogar Orlando Silva aos leões. Ou pior, entregá-lo por conta de uma matéria oca, como já disse aqui, da revista Veja. Fizeram muito bem. Mostraram grandeza política. Mas isso não significa que a história vai morrer nesse encontro de Dilma com Orlando. Há muitos interesses em jogo e o ministro virou o alvo da vez.
Aliás, engana-se quem acha que o PT trabalhava com a hipótese de ganhar espaço com a queda de Orlando. Ao contrário, a avaliação de muita gente graduada do partido era (e ainda deve ser) que sua queda seria ruim. Poderia dar mais gás a uma tentativa mais forte de desestabilização do governo Dilma num futuro próximo.
 
Outro motivo que levou Dilma a manter Orlando foi o fato de Pelé ter dito aos interlocutores que o consultaram que não tinha interesse no cargo. Aliás, isso está na nota que escrevi abaixo. A intenção do governo era ter o Rei como uma Rainha da Inglaterra. Mantendo posições no ministério para o PCdoB. E agregando gente do PT e de maior confiança da presidenta.
 
O MinC entrou nessa história apenas como compensação. A avaliação de Ana de Hollanda no Palácio do Planalto, no PT e até no MinC é a de que ela não tem projeto e continua perdida. E como o PCdoB tem quadros na área, pensou-se em aproveitar essa crise no Esporte para matar dois coelhos com uma cajadada só.
 
Mas a política é tão dinâmica quanto a vida.
 
O PCdoB fincou pé e Orlando deve ter levado bons argumentos para a presidenta. Por isso não caiu.
 
É um bom resultado para o governo. Se Dilma continuar demitindo ministros a cada matéria publicada com denúncias, seu governo vai perder força.
 
E, convenhamos, até agora não há acusações contra o ministro que justifiquem sua queda.

Blog do Rovai
Pesquisado do Blog O TERROR DO NORDESTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”