Guerrilheiro Virtual

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Dilma: Brasil está pronto para aumentar contribuição no FMI

O anúncio foi feito por Dilma durante um breve discurso na abertura do G20, no início da tarde, em Cannes, na França. Ela não deu detalhes sobre os valores que o Brasil estaria pensando em fornecer, nem sob que condições aconteceria o aumento da contribuição.

Antes de ceder a palavra à petista, o anfitrião do evento, o presidente Nicolas Sarkozy, pediu a Dilma para retransmitir votos de "plena recuperação" ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está se tratando de um câncer na laringe. Sarkozy disse que "nós o amamos".

Já a presidente iniciou a sua fala afirmando que a Europa é um "patrimônio democrático que precisa ser preservado", e pediu mais detalhes sobre o pacote europeu para ajudar os países da zona do euro em crise, como a Grécia. Dilma observou que "a crise já começa a respingar nos países emergentes", e portanto é preciso que os países do G20 pensem em soluções que impulsionem a retomada do crescimento econômico. O Brasil, afirmou, é solidário aos países em crise, mas "é preciso liderança, visão clara e rapidez" dos líderes para acelerar a retomada econômica.

A presidente disse ainda que os países do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) estão unidos na decisão de ajudar os europeus a se recuperarem da crise.

Ao contrário do Brasil, a China está disposta a investir até US$ 100 bilhões diretamente no Fundo Europeu de Estabilidade Financeira, afirmou ontem um membro do Banco Central chinês, Li Daokui. Para isso, "pelo menos duas condições" devem ser atendidas pelos europeus: que o fundo seja "eficaz" para ajudar os países em dificuldades na zona do euro e que ofereça mais garantias para quem investir no mecanismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”