Guerrilheiro Virtual

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Frei Betto, Comparato e dirigente sindical

O escritor Frei Betto, ex-preso político,
está entre os indicados para integrar comissão
(Foto: Marcello Casal Junior/ Arquivo Agência Brasil)

O Comitê pela Verdade, Memória e Justiça de São Paulo vai apresentar esta semana à presidenta da República, Dilma Rousseff, uma lista com os nomes indicados para compor a Comissão da Verdade, cuja criação pode ser sancionada sexta-feira (18) no Palácio do Planalto.

O grupo quer garantir que cidadãos realmente afins à investigação de violações cometidas pelo Estado brasileiro durante a ditadura (1964-85) sejam indicados para garantir uma apuração de fato durante os dois anos de operação do colegiado, que será composto por sete integrantes. A lista completa de sugestões será entregue durante ato em frente ao escritório da Presidência da República em São Paulo nesta quinta-feira (17), a partir de 16h30.

Entre os nomes estão o do jurista Fábio Konder Comparato, professor aposentado da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e conhecido pela defesa da condenação dos repressores, o do escritor Frei Betto, ex-preso político, e o de Clarice Herzog, esposa do jornalista Vladimir Herzog, morto pelo regime. Expedito Solaney, secretário nacional de políticas sociais da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Narciso Pires, do Grupo Tortura Nunca Mais do Paraná, e Noaldo Meireles, advogado da Comissão Pastoral da Terra na Paraíba, também integram a lista, que tem ainda os nomes do procurador regional da República em São Paulo, Marlon Weichert, autor de ações que pedem punições civil e penal para os envolvidos na ditadura. José Henrique Rodrigues Torres e Kenarik Boujikian, integrantes da Associação Juízes para a Democracia, figuram na relação.

Confira abaixo todos os nomes que serão apresentados a Dilma

Aton Fon Filho, advogado, ex-preso político
Chico Sant’anna, jornalista e professor universitário
Clarice Herzog, familiar de vítima da ditadura
Expedito Solaney, secretário nacional de políticas sociais da CUT
Fábio Konder Comparato, jurista
Frei Betto, escritor, ex-preso político
Iara Xavier Pereira, familiar de vítimas da ditadura
João Vicente Goulart, familiar de vítima da ditadura
José Henrique Rodrigues Torres, juiz de Direito
Kenarik Boujikian, juíza de Direito
Lincoln Secco, historiador, professor da USP
Lucilia de Almeida Neves Delgado, historiadora, professora da UnB
Marlon Weichert, procurador regional da República em São Paulo
Narciso Pires, Grupo Tortura Nunca Mais do Paraná
Noaldo Meireles, advogado da CPT da Paraíba
Stanley Calyl, Associação dos Anistiados do Arsenal de Marinha

No Rede Brasil Atual 
Do Contexto livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”