Guerrilheiro Virtual

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Haddad explica por que a elite de SP odeia o ENEM

 
Saiu no Valor, pág. A8 :

Haddad diz que Enem será sua “grande bandeira” em SP


Por Cristiane Agostine | Valor


SÃO PAULO – O ministro da Educação, Fernando Haddad (PT), disse hoje que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será uma “grande bandeira” de sua eventual campanha na disputa pela Prefeitura de São Paulo em 2012. O pré-candidato petista minimizou os problemas que marcaram a avaliação nos últimos três anos. Segundo Haddad, foram atos criminosos, e não falhas do ministério.


“O Enem será uma grande bandeira”, declarou o ministro na manhã de hoje, pouco antes de participar de um encontro do PT com a militância, em Guaianases, na zona leste da capital paulista. “Hoje o jovem de baixa renda tem acesso à educação superior por causa do Enem. Como é que vai obter uma bolsa do Prouni sem o Enem? Como vai para uma federal?”, afirmou Haddad, ao ser questionado sobre os problemas envolvendo a avaliação. “O Enem não é problema, mas sim a solução”, comentaram correligionários de Haddad, ao lado do ministro.


Na campanha, o ministro pretende mostrar o exame nacional como uma forma de ampliar o acesso da população mais carente ao ensino superior. “O paulistano tinha 10 mil vagas na USP, com 75% dessas vagas preenchidas por alunos da escola particular. Agora o jovem de escola pública tem 150 mil bolsas do Prouni e 150 mil bolsas das federais fazendo o Enem em São Paulo. Mudou a vida dele”, disse Haddad.


O ministro evitou falar sobre os problemas que marcaram o Enem em 2009, 2010 e 2011 e disse que não foram falhas de sua gestão à frente da Pasta . “O país não amadureceu ainda como um todo para perceber a grandeza desse projeto. Quando uma pessoa atenta contra um exame desses não percebe o mal que ele faz para um sistema que visa só melhorar as condições de vida da população”, declarou. “Crime, só combatendo”, afirmou Haddad.

(Cristiane Agostine | Valor)

E o que é a USP ?

Segundo colonista (*) que ocupa o espaço do Clovis Rossi na pág. 2 da Folha (**), “a implantação (sic) da USP, em 1934, foi um dos maiores acertos (sic) da oligarquia paulista. Era um projeto elitista, no sentido modernizador (sic) …”

Projeto elitista no sentido modernizador …

Amigo navegante, esses arautos da elite (ou “novos ricos”) de São Paulo são imbatíveis.

Elitista modernizador …

Paulo Henrique Amorim

Do Blog Conversa Afiada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”