Guerrilheiro Virtual

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

MAIS UMA GUERRA PARA ALIVIAR CRISES?


Por Brizola Neto

“O jornal inglês ‘The Guardian’ anunciou ontem (3) que existe uma escalada para preparar ataque militar ao Irã. A Inglaterra estaria se preparando para atuar como ponta-de-lança de ofensiva norte-americana sobre o país.

Segundo o jornal, o motivo alegado seria o relatório da ‘Agência Internacional de Energia Nuclear’, cuja divulgação está prevista para o dia 8 [próxima 3ª feira], que, segundo dizem os americanos, concluiria que o programa nuclear iraniano ‘teria finalidades militares’.

Embora o Irã o negue e tenha se oferecido, com a mediação do Brasil e da Turquia, a manter fora do país as reservas de urânio enriquecido produzidas por suas centrífugas, se tiver mesmo propósitos militares não é diferente do que fizeram os países desenvolvidos e, ali na região, a Índia, o Paquistão e, sobretudo Israel, nenhum deles tendo sido vítima de sanções internacionais e muito menos ameaças de ataques.

Ao contrário, Israel testou quarta-feira (2) nova versão do seu míssil balístico Jericoh, com capacidade de transportar ogivas nucleares.

É curioso como todos se dispõe a gastar bilhões com guerras, mas não com o reequilíbrio da economia. Ou será que a guerra faz parte do bom funcionamento da economia?

De qualquer forma, os países emergentes devem aproveitar o momento “pires na mão” para dizer: com guerra, sem ajuda.”

Do
Tijolaço

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”