Guerrilheiro Virtual

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Maringá é 1ª no interior do PR em desenvolvimento

 
Do O Diário

Maringá tem o melhor Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) do interior do Paraná e o 37º do País, segundo ranking divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, que acompanha 5.564 municípios brasileiros e os resultados da gestão das prefeituras.

O índice, que é anual, reflete que mesmo com a crise econômica mundial, em 2009, a cidade cresceu 1,37% ante 2008. O índice do Paraná recuou 1,7% em em comparação a 2008 por conta da queda na produção industrial e redução do ritmo de contratações.

O IFDM analisa resultados nas áreas de saúde, educação e geração de empregos e renda. Quanto mais próximo de 1 estiver o índice, maior é o progresso.

O índice da Firjan é formado anualmente e é considerado por muitos especialistas um avanço em relação ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), realizado a cada 10 anos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O índice é formado, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.
Maringá registrou um "alto desenvolvimento" nos setores de educação (0,8726) e saúde (0,9235). No quesito emprego e renda, no entanto, a cidade apresentou queda de 0,4% em relação a 2008, refletindo o momento econômico pelo qual o País passava.

A cidade obteve o 73º melhor índice do Brasil na área de Emprego e Renda. No quesito Saúde, está posicionada em 453º lugar e em Educação, na posição 574.

Segundo o IFDM, Maringá está entre as 235 cidades do Brasil (cerca de 14% dos municípios de todo o País) que atingiram "alto grau de desenvolvimento", com índices acima de 0,8 ponto.

Arquivo DNP
Pelo índice, Maringá registrou "alto desenvolvimento"
em saúde

Região

A cidade de Lobato (a 55 km de Maringá) registrou o melhor grau de desenvolvimento na área de saúde de todo o Brasil, com o índice 1 (o mais alto possível). A cidade também apresentou desenvolvimento em educação, de 0,8944.

O município no entanto, está colocada na posição 276 no ranking brasileiro, por conta do baixo crescimento na área de emprego e renda (0,4903, considerado moderado).

Paraná

Maringá possui o segundo melhor índice de desenvolvimento do Paraná, atrás apenas de Curitiba, que conseguiu o terceiro lugar no ranking do Brasil e é líder nacional no setor de saúde. Atrás de Maringá vem Araucária, Londrina, Campo Mourão, Pato Branco, Rolândia, Douradina e Cianorte.

A cidade com o pior índice no Paraná é Guaraqueçaba, no litoral do Estado (5071º no ranking nacional). O Paraná pulou de terceiro colocado no índice geral entre os Estados, em 2008, para a segunda colocação, em 2009.

O Estado alcançou índice de 0,8226, deixando o Rio de Janeiro para trás (0,8062), perdendo apenas para São Paulo, que obteve, novamente o maior grau de desenvolvimento (0,8796) do País.

Brasil

A média brasileira do IFDM em 2009 foi de 0,7603, 0,6% menor que a observada em 2008. Os dados retratam o impacto da crise mundial no desenvolvimento dos municípios brasileiros. Apesar disso, 3.841 municípios (69%) apresentaram melhora em seus índices de desenvolvimento, um resultado pouco melhor do que o observado em 2007, quando 67,3% registraram crescimento.

A região Sul consolidou sua posição privilegiada, com 96,2% dos seus municípios com índice moderado e alto. O Centro-Oeste se destacou ao aumentar sua participação entre os municípios com índice de desenvolvimento moderado (entre 0,6 e 0,8) e alto (acima de 0,8): de 50% em 2006 para 83,4% em 2009. A região se aproximou, assim, do Sudeste, que tem 86% de municípios nesse patamar (em 2006, eram 79%).

O Nordeste revelou avanços, com aumento do índice de desenvolvimento em 74,8% dos municípios. Mas a situação ainda preocupa, já que 382 municípios (21,3%), além de registrar redução de seus indicadores, apresentaram IFDM baixo (menor que 0,4) ou regular (entre 0,4 e 0,6).

O Norte foi a região que se desenvolveu em ritmo mais lento, subindo sua participação de 10% para 22,1% de municípios com IFDM moderado e alto.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”