Guerrilheiro Virtual

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

PSA Peugeot Citroën vira as costas para a França

Para atingir uma economia de 800 milhões de euros no próximo ano, montadora confirma corte de 6 mil vagas. Em contrapartida, investirá R$ 3,7 bilhões no mercado brasileiro até 2015 – uma estratégia difícil de engolir para os franceses
 
Roberta Namour, correspondente do 247 em Paris – Por mais esperada que fosse, a notícia do corte de 6 mil vagas na PSA Peugeot Citroën – 5 mil só na França, caiu como uma bomba em Paris. A tal da crise financeira que anda assombrando a Europa começa a ser efetivamente sentida por aqui. A perspectiva de uma economia de 800 milhões de euros em 2012 está por trás da decisão da montadora.
 
De acordo com o representante sindical Jean-Pierre Mercier, na França, 1.900 empregos seriam cortados na área industrial e outros 3.100 em setores como vendas, pesquisa e desenvolvimento. Para Ricardo Madeira, do sindicato CFDT, esse plano é deplorável tendo em vista a remuneração dos dirigentes e dos dividendos de 200 milhões de euros que foram pagos recentemente.
 
Além disso, o notícia causa ainda mais impacto depois que a PSA anunciou no mês passado um investimento de R$ 3,7 bilhões no mercado brasileiro até 2015. Segundo Carlos Gomes, presidente do grupo para o Brasil e América Latina, o aporte servirá para ampliar a capacidade da produção de novos modelos e motores na fábrica de Porto Real, no Rio de Janeiro.
 
Atualmente, a unidade produtiva tem capacidade de 150 mil unidades por ano. Com o investimento, subirá para 300 mil unidades anuais. Já a produção de motores passará de 280 mil unidades para 400 mil unidades/ano. "O Brasil é a prioridade do grupo neste momento, e a tendência é produzir modelos que os brasileiros queiram comprar", afirmou o executivo.
 
Para se salvar da crise europeia, a montadora francesa vira as costas para seu país e apostas todas as suas fichas nos mercados emergentes. Uma tendência difícil de engolir para os franceses.
Do Contexto livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”