Da Rádio Internacional da China
O Gabinete de Imprensa do Conselho de Estado da China realizou hoje (18) uma entrevista coletiva, fazendo uma retrospectiva do trabalho nessa área em 2011. Na ocasião, o chefe da instituição, Wang Chen, fez comentários positivos sobre o desenvolvimento da internet na China. Ele assinalou:
"Desde o início da conexão de internet na China, em 1994, a internet tem mantido um rápido desenvolvimento e tem sido usada em vários setores, com informações diversificadas. A rede já se tornou uma nova mídia que garante o funcionamento da sociedade e de grande influência, especialmente nos setores de promoção do desenvolvimento econômico, garantia de direitos de informação, participação e supervisão da população, bem como enriquecimento da vida cultural do povo."
Até o final de 2011, o número de internautas no país atingiu 513 milhões, o maior número no mundo. Entre eles, 356 milhões navegam na rede por celular, além de metade ser usuária de microblogs. O diretor do Gabinete de Imprensa da China, Wang Chen, disse que o desenvolvimento da internet no país é aberto e um investimento atraente. Especialmente nos últimos dez anos, depois que a China se integrou à OMC, muitas empresas estrangeiras dessa área investiram na China e participaram do desenvolvimento da rede no país.
Questionado sobre o registro de microblogs com nomes verdadeiros dos autores, Wang Chen disse que isso é uma questão sensível e que chama muita atenção. Ele explicou que surgiram novos problemas durante o desenvolvimento dos microblogs e o atual modelo de administração não serve mais.
"O microblog pode refletir informações sociais e exercer uma supervisão da imprensa, o que é muito positivo. Mas por outro lado, o microblog também pode ser usado para divulgar informações falsas e negativas. O atual modelo de administração não serve. Isso é um novo desafio para a segurança da informação e a estabilidade social."
Desde 2010, o número de usuários de microblogs tem explodido. Em apenas um ano, foram registrados 330 milhões de novos usuários. E diariamente, 150 milhões de microblogs são atualizados. O registro de microblogs com nomes verdadeiros foi iniciado no final do ano passado nas cidades de Beijing, Shanghai, Tianjin, Guangzhou e Shenzhen. Essa política será promovida em todo o país depois de obter experiências suficientes.
Segundo informações, mais de 50 mil departamentos governamentais registraram microblogs, que são novo meio de comunicações entre população e governo.
"Em geral, apoiamos microblogs de departamentos governamentais, que são uma importante plataforma de comunicação de informações e fornecimento de serviços. Por meio desses microblogs, os departamentos governamentais podem ficar por dentro das atualidades sociais e providenciar diversas informações políticas, para promover o desenvolvimento socioeconômico e resolver dificuldades da vida quotidiana."
O diretor do Gabinete de Imprensa da China, Wang Chen, salientou que os microblogs dos departamentos governamentais devem estar sempre atualizados e prestar serviços concretos à população.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”