Guerrilheiro Virtual

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Mantega abre reunião ministerial com ênfase no PIB 2012

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, vai abrir a reunião ministerial de hoje à tarde com uma exposição sobre conjuntura econômica interna e externa. Ele vai situar a economia brasileira no cenário de crise internacional, enfatizando a necessidade de manutenção de investimentos públicos para o país ter crescimento ao redor de 4,5% em 2012.

Mantega fará um balanço da economia brasileira em 2011 dizendo que a ação combinada das políticas fiscal e monetária evitou a disseminação da alta de preços e assegurou ao governo o cumprimento da meta de inflação dentro das bandas estabelecidas. No ano passado, o IPCA, indicador oficial da variação de preços, fechou em 6,5%, teto do limite estabelecido pelo governo.

O ministro também apresentará perspectivas para este ano e deve salientar o dinamismo do mercado de trabalho como uma das âncoras do crescimento continuado do país. Ele ressaltará que o objetivo é expandir o PIB com a inflação sob controle.

Dilma faz sua primeira reunião ministerial do ano e a segunda de seu governo sob aprovação recorde. De acordo com pesquisa Datafolha publicada no sábado, 59% dos brasileiros consultados consideraram a gestão da presidente ótima ou boa, um crescimento de 10 pontos percentuais desde junho de 2011. É o melhor resultado para um presidente em seu primeiro ano de gestão desde a volta das eleições diretas, em 1989.

A presidente fez diversas reuniões setoriais nos últimos quatro dias. A cada ministro, ele fez recomendações específicas e vai cobrar o resultado de ações diferenciadas em cada área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”