Guerrilheiro Virtual

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Investigação afegã indica que 11 crianças morreram em bombardeios da Otan

Cabul,  (EFE).- Ao menos 17 civis afegãos, 11 deles crianças, morreram em duas operações com bombardeios da missão da Otan nas províncias orientais de Kunar e Kapisa, informaram nesta segunda-feira as autoridades locais.

Nove civis da mesma família, entre eles uma mulher e três crianças, morreram na província de Kunar, e outras oito crianças na de Kapisa, de acordo com a comissão investigadora nomeada pelo presidente do Afeganistão, Hamid Karzai.

A Força Internacional de Assistência para Segurança (Isaf, na sigla em inglês) recorreu aos bombardeios durante as duas operações, ocorridas em 17 de janeiro e 6 de fevereiro, segundo os responsáveis pela investigação, que citaram depoimentos de dezenas de aldeões.

"O bombardeio da Otan no vilarejo de Giawa, na província de Kapisa, matou oito crianças com idades entre 6 e 14 anos", disse em entrevista coletiva o representante desta província, Mohammad Zahir Safi.

De acordo com sua versão, os bombardeios foram feitos mesmo com a oposição do chefe de segurança do distrito, que defendeu que não havia atividade rebelde nessa região.

"Sabemos que houve um ataque em Kapisa e estamos analisando as mortes de civis na província", disse à Agência Efe o comandante Jason Waggoner.

As baixas de civis em operações das tropas internacionais são um dos principais pontos de discordância entre a missão da Isaf no Afeganistão e o governo de Karzai, que qualificou estes fatos como "inaceitáveis".

Karzai determinou ao Ministério da Defesa que impeça as tropas internacionais de praticarem operações sem coordenação e que assuma o controle das operações noturnas. EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”