Guerrilheiro Virtual

sábado, 24 de março de 2012

ANÁLISE Popularidade cacifa endurecimento de Dilma com Congresso

Reuters / Extra

“A presidente Dilma Rousseff demonstrou nas últimas semanas que pretende continuar esticando a corda com o Congresso, ignorando a pressão dos aliados. Dilma ainda tem força para manter essa posição, sustentada principalmente pela sua alta popularidade, avaliam analistas e parlamentares.

Se a postura de "durona" é bem avaliada nas pesquisas, entre os aliados na Câmara e no Senado tem baixíssima popularidade.

E mesmo que a presidente consiga transferir para o Congresso a responsabilidade pelo longo período sem votações ou pela demora na aprovação da Lei Geral da Copa e do Código Florestal, ela é quem tem mais a perder nessa disputa com o Poder Legislativo, na avaliação do cientista político Leonardo Barreto.

"Do lado do governo quem perde é a Dilma, no Congresso essa responsabilização é diluída", afirmou Barreto, professor da Universidade de Brasília.

Um experiente parlamentar avalia que Dilma não atua dessa forma para demonstrar quão forte é. O problema é mais grave. "Ela não entende o valor do Parlamento", disse o aliado à Reuters sob condição de anonimato.

"Pode ser que ela esteja atuando levando em conta apenas sua alta popularidade", disse esse parlamentar. Contudo, ele acredita que esse apoio popular que Dilma tem é muito diferente do que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva reunia.

"A (popularidade) dela é baseada na continuidade do governo. O Lula tinha carisma pessoal", afirmou o aliado.

A pesquisa de popularidade mais recente, divulgada pelo Instituto Datafolha em janeiro, mostrou que a presidente superava a avaliação positiva de Lula no início do mandato e sua gestão era considerada ótima ou boa por 59 por cento dos brasileiros.”
Matéria Completa, ::Aqui::
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”