Guerrilheiro Virtual

domingo, 15 de abril de 2012

Em favor de Cuba, Evo Morales desmascara os EUA

 

Morales afirma que existe "rebelião contra os EUA" por veto a Cuba

O presidente boliviano, Evo Morales, afirmou neste sábado durante a 6ª Cúpula das Américas, em Cartagena, na Colômbia, que existe "uma rebelião da América Latina contra os Estados Unidos" devido ao "veto" deste país a participação de Cuba no encontro.

"Todos os países da América Latina querem Cuba, mas há uma imposição, uma ditadura que não a aceita", declarou Morales em entrevista coletiva após a primeira reunião de trabalho dos chefes de estado e de governo que estão participando da cúpula.

Morales disse que "não é possível nem democrático" que "um país ou um país e meio" neguem a reivindicação da maioria das nações da América Latina.

Segundo o líder, a presidente Dilma Rousseff, assim como a chefe de estado argentina, Cristina Kirchner, e outros governantes da região, afirmaram que esta seria a última reunião sem a presença de Cuba.

Para Morales, a não participação do presidente do Equador, Rafael Correa, na Cúpula das Américas, é um "protesto justo". Correa não viajou para Cartagena em repúdio ao veto dos EUA a Cuba.

"Quase todos os países do mundo pedem na ONU o fim do bloqueio a Cuba, mas os EUA não respeitam isso", opinou. Morales disse ainda que está decepcionado com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

"Na última cúpula (em Trinidad e Tobago, em 2009), Obama disse que queria ser nosso parceiro, mas foi tudo ao contrário", declarou. 

Fonte: Folha.com 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”