Fonte: CUBADEBATE através do VERMELHO
Cuba espera superar a taxa de crescimento econômico de 3,4% prevista para 2012, graças a um conjunto de investimentos estratégicos, informou o presidnete da ilha, Raúl Castro, em uma reunião ampliada do Conselho de Ministros.
O ministro da Economia, Abdel Izquierdo sublinhou que este aumento se deve às atividades de produção em áreas como a indústria e a construção.
O governo pretende potencializar ao máximo as exportações e reduzir as importações, a partir das possibolidades da indústria nacional. Também espera-se priorizar a produção de alimentos, conseguir uma maior eficiência energética e apoiar a comercialização de insumos agropecuários e de materiais de construção, assim como as vendas para as formas de gestão não-estatais, disse o funcionário.
O presidente Raúl Castro fez uma análise das diretrizes a serem seguidas para elaborar o plano e orçamento para o ano de 2013, desta vez vai ser discutido mais cedo.
Na elaboração do Plano de 2013 se terá em conta a projeção atualizada até 2016 e as diretrizes que regem a política econômica do país. Foi relatado que o projetado até o momento respalda financeiramente os níveis de atividade previstos no plano da economia.
Os ministros também aprovaram várias diretrizes para elaborar o orçamento do próximo ano. Além disso, propuseram um projeto de lei que permita adequar anualmente os impostos, a fim de incentivar determinadas atividades econômicas.
O vice-presidente do Conselho de Ministros, Marino Murillo, anunciou a criação experimental de cooperativas não agrícolas, mas disse que em seu funcionamento de preservará "o papel regulador do Estado e do governo, conforme apropriado."
Murillo informou que foi aprovada uma proposta para "melhorar" o funcionamento, a estrutura e a composição do Ministério da Agricultura, "que apresenta uma condição financeira e econômica desfavorável há vários anos."
Nesse sentido, Raúl destacou a importância de estudar integralmente cada problema ou situação completamente antes de fazer alterações, porque "assim as soluções serão abrangentes."
A ministra das Finanças e Preços, Lina Pedraza, explicou detalhes do projeto de lei do sistema fiscal que a Assembleia Nacional (Parlamento) vai discutir no seu próximo período ordinário para a entrada em vigor em janeiro de 2013.
Outra questão discutida no conclave ministerial foi uma proposta de melhoria do Ministério da Informação e Comunicações para conseguir uma definição precisa da sua missão, funções e estrutura organizacional.
Raul descreveu como "transcendentes" os temas tratados e demandou "estudarmos e nos prepararmos para todas as variáveis possíveis, pois, apesar de alguns avanços, já é evidente que a tarefa à frente é enorme."
Durante o encontro, o presidente cubano cumprimentou os funcionários e a população por sua participação, apoio e respeito demonstrado durante a recente visita do Papa Bento XVI à ilha.
O presidente reconheceu os esforços do Partido Comunista de Cuba, do governo e de todos aqueles que participaram na organização da visita papal.
Do Solidários
Nenhum comentário:
Postar um comentário
”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”