Luciana Cobucci, Portal Terra
“Segundo dados divulgados nesta quarta-feira pela pesquisa do Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), 60% dos entrevistados acreditam que o governo da presidente Dilma está sendo igual ao do seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva. O percentual aumentou em relação ao último levantamento, divulgado em dezembro do ano passado, que foi de 57%, mas é menor que os 64% apurados na primeira pesquisa CNI/Ibope a respeito do governo Dilma, em março do ano passado. O levantamento foi feito com 2.002 eleitores em 142 municípios brasileiros de todas as regiões do País.
O percentual da população que considera o governo Dilma melhor que o do ex-presidente Lula subiu para 15%, uma alta em comparação ao último levantamento, divulgado em dezembro, quando 12% dos entrevistados responderam que Dilma estava governando melhor que seu antecessor. Do total, 23% disseram que o atual governo é pior que o de Lula - uma queda de 5 pontos percentuais em relação à última pesquisa.
Percepção do noticiário
Para 28% dos entrevistados as notícias que saíram a respeito do governo Dilma foram favoráveis, um aumento de 7 pontos percentuais na comparação com dezembro do ano passado. Outros 29% consideraram as notícias neutras - nem favoráveis, nem desfavoráveis. O mesmo percentual não soube opinar a respeito do assunto. Para 14% dos entrevistados, as notícias são desfavoráveis ao governo Dilma. Esse percentual vem caindo desde julho de 2011, quando era de 25%.
Assuntos mais lembrados
Do total de entrevistados, apenas 40% lembraram e citaram espontaneamente notícias a respeito do governo Dilma. Na comparação com dezembro do ano passado, houve um crescimento das notícias positivas, o que justifica o aumento da popularidade da presidente (56% de aprovação).
As notícias mais lembradas foram sobre programas sociais voltados para mulheres (9%) e viagens da presidente (7%). Outros 5% citaram episódios relacionados a casos de corrupção em ministérios. As substituições dos ministros da Pesca e do Desenvolvimento Agrário foram lembradas por 4% cada dos entrevistados. A troca do líder do governo no Senado também foi citada por 4% da população."
Nenhum comentário:
Postar um comentário
”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”