O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, parabenizou o socialista François Hollande por seu triunfo sobre o conservador Nicolas Sarkozy no segundo turno das eleições presidenciais realizadas neste domingo na França. Em comunicado, o líder, que está em Cuba realizando tratamento contra um câncer, expressa sua esperança em que a França retome "a senda da construção de um mundo multipolar".
Chávez e seu governo, segundo a nota oficial, "reiteram sua vontade de aprofundar a cooperação com a República Francesa e, sobre a base do respeito mútuo, explorar espaços de troca inovadores que ajudem a colocar em outro nível as históricas relações de amizade entre os países".
"A 31 anos da histórica vitória de François Mitterrand e no contexto de uma Europa assediada pela crise econômica, o povo francês reafirmou sua profunda vocação republicana, que antepõe a vontade política à fatalidade dos mercados, a sensibilidade social à receita financeira, a justiça e a solidariedade à exclusão", acrescenta a nota.
"Nesta conjuntura histórica marcada pela crise estrutural do capitalismo", o governo da Venezuela "formula votos para que neste novo período político, a França retome a senda da construção de um mundo multipolar, onde impere a paz, o respeito à soberania e a solidariedade entre as nações", destaca o comunicado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”