Guerrilheiro Virtual

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Aborígenes australianos aprendem a ler e escrever com método cubano!

  
Fonte: PRENSA LATINA 
 
Camberra, 28 jun (Prensa Latina) Um total de 10 aborígenes australianos entre 25 e 53 anos concluíram seus estudos básicos de leitura e escrita através do método cubano de alfabetização Yo sí puedo (Eu,sim posso), confirmou hoje José Chala, coordenador do programa nesta nação.

O especialista do Instituto Pedagógico Latino-americano e Caribenho de Cuba, especificou que um segundo grupo de 11 indígenas de 15 a 61 anos terminará o plano de alfabetização na cidade de Wilcannia, a 965 quilômetros ao noroeste de Sydney.

"Eu, sim posso" possibilita que aborígenes australianos aprendam a ler e a escrever em um período de três meses e lhes fornece as ferramentas necessárias para manejar as tecnologias, melhorar a capacidade de expressão, e conservar sua cultura, indicou.

Segundo informes de imprensa, Wilcannia, onde 60 por cento de sua população -de uns 700 habitantes- é pobre e carece de fontes de trabalho, registra altos parâmetros de analfabetismo, violência doméstica e alcoolismo.

A metodologia cubana, que recebeu o Prêmio Alfabetização 2006 Rei Sejong, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, foi aplicada em 28 países e beneficiou mais de seis milhões de pessoas em todo o mundo.

O sistema emprega a técnica denominada alfanumérica, que associa uma letra com um número, sobre a base de que a maioria dos analfabetos têm conhecimentos básicos sobre dígitos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”