Guerrilheiro Virtual

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Ato em SP exige firmeza do Mercosul

Por Altamiro Borges

Hoje, às 16 horas, em frente ao Gabinete Regional da Presidência da República, em São Paulo, ocorrerá mais um ato de protesto contra o golpe no Paraguai. O local escolhido foi a forma que os movimentos sociais encontraram para se solidarizar com o povo desta sofrida nação. A luta em defesa da democracia no Paraguai se dá no front interno, agora com uma postura mais aguerrida do presidente deposto Fernando Lugo, e também no front externo, exigindo que os países sul-americanos isolem os golpistas.
Daí a importância da manifestação de hoje diante do gabinete da Presidência. Ela visa pressionar o governo Dilma, que até aqui tem adotado posições firmes contra o golpe, a manter esta linha e a reforçar as medidas de cerco aos golpistas. Há uma forte pressão da direita nativa e da sua mídia para que o governo recue e “respeite a soberania paraguaia”. Puro cinismo de quem, na prática, apoia os golpistas – tanto no passado, no Brasil, como na fase mais recente, na Venezuela, em Honduras e, agora, no Paraguai.

O Brasil tem grande peso político e econômico na região e sua posição será decisiva na cúpula do Mercosul que teve início hoje em Mendoza, na Argentina. Esta reunião deverá votar novas medidas contra os golpistas – além da suspensão política que já foi adotada. Daí a pressão conjunta das forças de esquerda, políticas e sociais, para que o Mercosul endureça contra os golpistas. Além do ato em São Paulo, estão previstas manifestações na Ponte da Amizade, em Foz do Iguaçu, e também em Mendoza.

Convocatória do protesto em São Paulo

Neste 28 de junho, vamos às ruas expressar nossa solidariedade ao povo paraguaio e demandar aos países-membros do Mercosul que estarão reunidos em Mendoza, na Argentina, uma ação enérgica contra a ação golpista que serve aos interesses da oligarquia local e do império estadunidense. O Mercosul já suspendeu a participação do Paraguai na reunião.

Como brasileiros, que nos solidarizamos com o povo paraguaio, rejeitamos o golpe e defendemos a democracia, realizamos este ato político para apoiar a postura firme da presidenta Dilma Rousseff e para cobrar medidas ainda mais incisivas contra os golpistas como:

-a suspensão política do governo golpista; sanções comerciais contra o governo golpista;
-o cancelamento dos projetos de cooperação econômica e
-o bloqueio aos financiamentos públicos enquanto o governo golpista estiver no poder

O 28 de junho marca o aniversário de três anos do golpe de Estado em Honduras! Vamos impedir que outro Honduras aconteça em nosso continente!

É urgente barrar mais este golpe, que abre um precedente perigoso para as democracias do nosso continente!

Participe do twitaço que será realizado na quinta-feira (28) com a hashtag #golpenoparaguai

Entidades que convocam o ato:

- Cebrapaz

- CUT

- MST

- MMM

- UJS

- Barão de Itararé

- SRI-PT

- Secretaria Foro de São Paulo

- MAB

- Jubileu Sul

- Movimentos ALBA

- JAPAYKE

- CONEN

-Levante Popular da Juventude

- Consulta Popular

- Via Campesina

Serviço:

Quando: Quinta-feira (28)
Onde: Gabinete Regional da Presidência da República em São Paulo, Edifício do Banco do Brasil - Av. Paulista 2163 (Esquina com Augusta)

Horário: 16 horas.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”