Fonte: TUDO PARA MINHA CUBA, do GRANMA
adaptado pelo Solidários
A Hepatite Viral Aguda tipo B, considerada uma infecção grave do fígado, nos menores de 15 ano foi erradicada em Cuba como resultado das campanhas massivas de imunização, utilizando-se da vacina cubana Heberbiovac HB, que fornece proteção para a vida, produzida pelo Centro de Engenharia Genética e Biotecnológica.
Nos últimos 23 anos não foram reportados um único caso da doença em idade pediátrica, disse ao Granma, a Dra. Maira Fonte Reis, mestre em doenças infecciosas e especialista em epidemiologia e higiene.
Também, durante este período, a hepatite viral aguda reduziu a sua incidência no país em 99,04%, que significa que 2.194 pessoas, com esta doença, foram tratadas em 1989. No final de 2011 foram tratados 21 casos, todas as pessoas com mais de 30 anos de idade.
A hepatite b é um dos cinco vírus identificados até agora que causa inflamação do fígado e que pode tornar-se crônica, principalmente quando a doença surge em idades precoces da vida. Pode levar ao ao câncer, cirrose e insuficiência hepática aguda.
Desde 1992, 100% das crianças nascidas começaram a vacinar-se contra a hepatite B, em sucessivas campanhas. A imunização contra este flagelo foi estendida a estudantes e grupos de risco de trabalhadores na área da saúde, pacientes submetidos à diálise, entre outros, pelo qual toda a população, com menos de 31 anos, encontra-se atualmente imunizada.
Nota do TUDO PARA MINHA CUBA: acesse a Biblioteca Virtual da Saúde, de Cuba AQUI
Do Solidários

Nenhum comentário:
Postar um comentário
”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”