Guerrilheiro Virtual

terça-feira, 26 de junho de 2012

Haddad já incomoda José Serra

Paulo Maluf apoiou Fernando Henrique na reeleição

Algo novo chamou a atenção da campanha de Fernando Haddad na convenção tucana que sacramentou o nome de José Serra como candidato do PSDB a prefeito de São Paulo, no domingo: em vez de atacar Lula, como repetidas vezes fez na pré-campanha, Serra foi direto na jugular de Haddad.

"Experiência é virtude. Não estou aqui para brincar ou experimentar: estou aqui para governar", disse o tucano, em seu discurso aos convencionais. A pancadaria em Lula ficou para outros tucanos credenciados como os senadores Aloysio Nunes Ferreira e Alvaro Dias. Mesmo nas críticas ao ex-presidente da República, os tucanos não perderam Haddad de foco.

A assessoria de Haddad tem suas suspeitas para o comportamento tucano. Uma delas: o PSDB detectou algum crescimento no desempenho do ex-ministro nas pesquisas e decidiu atacar antes de ser atacado. Essa é a segunda suspeita: o consórcio PSDB-PSD teme que a campanha de Haddad revele os casos e as vezes em que o ex-ministro ofereceu ajuda federal para São Paulo e seus governantes reagiram fazendo cara de paisagem.

Muito provavelmente, será definida entre José Serra e Fernando Haddad e não entre Serra e Lula. Em algum momento da campanha, talvez não demore muito, Haddad terá de andar com as próprias pernas, assim como Dilma Rousseff teve de fazer nas eleições de 2010. Nesse aspecto, sim, algo novo parece pairar sobre a campanha do ex-ministro.

Haddad incomoda Serra

Em resposta à crítica do governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB), de que São Paulo "não é terra para candidato de bolso do colete", feita durante a convenção do PSDB, a qual oficializou a candidatura de José Serra à prefeitura da capital paulista, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho respondeu comparando a candidatura de Fernando Haddad à de Dilma Rousseff, em 2010.

"Não vou bater boca com o governador Alckmin. Quero lembrar que uma certa candidata tida e havida como bolso de colete hoje dá um show de governar o Brasil. Portanto, acho bom ter muita prudência nessas avaliações", disse Carvalho.

O embate em São Paulo colocará em disputa a experiência de José Serra, ex-prefeito e ex-governador de São Paulo contra o ex-ministro da Educação do governo Lula (PT), que enfrenta pela primeira vez uma disputa eleitoral. Assim como quando da escolha de Dilma Rousseff para concorrer à presidência da República, a participação do ex-presidente Lula foi decisiva para a escolha de Haddad para representar o PT.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”