NOVA YORK, (Reuters) - A agência de classificação de risco Standard & Poor's colocou o rating de crédito soberano do Paraguai sob revisão negativa, citando a incerteza política e econômica após o impeachment do presidente Fernando Lugo.
"A revisão negativa reflete os crescentes riscos de crédito devido a possíveis ramificações políticas e econômicas da mudança abrupta no governo, e a saída de importantes autoridades econômicas do governo", disse a S&P em nota.
"A mudança abrupta na liderança política e em importantes cargos econômicos levanta incerteza sobre a implementação de políticas econômicas em um país com instituições públicas relativamente fracas", adicionou a nota.
O Congresso paraguaio afastou Lugo do cargo no final da semana passada após um impeachment relâmpago que o presidente afirmou disfarçar um golpe, mas prometeu aceitar.
O novo presidente, da centro-direita, deu posse a seu gabinete nesta segunda-feira enquanto nações vizinhas intensificaram pressão diplomática sobre o afastamento de Lugo.
"Além disso, os principais parceiros comerciais do Paraguai (Argentina e Brasil) ameaçaram a possibilidade de sanções econômicas que, caso ativadas, prejudicariam as perspectivas econômicas do país e levariam a piora em indicadores fiscais e externos, que até agora têm sido dois dos principais fatores de apoio ao crédito paraguaio", disse a nota da S&P.
Mas "níveis sólidos" de reservas externas e o baixo nível de dívida líquida do governo paraguaio "mitigam os problemas a curto prazo sobre o rolamento de sua dívida".
A S&P espera definir a revisão nos próximos três meses, disse a nota.
A agência atualmente classifica o Paraguai como "BB-".
(Reportagem de Luciana Lopez)
Da Reuters
Nenhum comentário:
Postar um comentário
”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”