Guerrilheiro Virtual

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Serra exige explicar que é diferente de Hitler, mas também ataca o gueto



A música e o vídeo para internet acima foi feito pelo rapper Mamuti 011, crítico a atitudes de José Serra (PSDB) narradas abaixo.

Depois de percorrer vários sites na internet, acabou sendo exibido também no site do candidato a prefeito de SP, Fernando Haddad (PT), aberto à expressão da cultura e da voz da periferia.

No vídeo de 3 minutos tem uma cena de 1 segundo onde uma foto de Serra aparece ao lado de Adolf Hitler. Foi o suficiente para o PSDB dar um xilique, que levou o site de Haddad a retirá-lo para evitar mal-entendidos, para que não fosse confundido com discurso da campanha.

Mesmo assim os tucanos querem "direito de resposta" no site!

Ai...ai...ai... que mico.

Será que a imagem do tucano está tão desgastada assim, que é preciso explicar, via direito de resposta, que Serra não é propriamente igual a Hitler?

Se a ideia de Serra é afastar-se da imagem de Hitler, pelo menos numa coisa, já está produzindo efeito contrário. O ditador nazista atacou o gueto de Varsóvia durante a II Guerra. José Serra ataca a cultura do gueto paulistano.

O rapper Mamuti 011, explica, em seu site a origem do rap e do vídeo, na nota abaixo:

Terça-Feira da semana passada (dia 31/7/2012), no site do politico José Serra, saiu uma nota atribuindo ao candidato a prefeitura de SP o espaço conquistado pelo rap dentro do Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (CCJ Cachoeirinha). Não contente em se vangloriar por algo não feito por ele, no texto há citações a projetos e artistas que não tem nenhuma ligação com o partido e/ou candidato em questão.

Após a publicação dessa nota o coletivo Reviva Rap – citado no texto – publicou uma nota de repúdio e esclarecimento deixando claro que não tinha nada a ver com o acontecido. O Rapper Mamuti 011, componente do coletivo, resolveu fazer sua resposta de forma diferente. Através de um webvideo ilustrado com imagens que contestam as palavras do politico e uma música composta especialmente para a situação o MC alerta os ouvintes para as balelas do candidato a prefeitura da cidade de São Paulo além de citar outras “falhas” do politico.

O Vídeo correu rápido pelo FaceBook e twitter e em 5 dias colecionou posts em blogs movimentados que discutem sobre politica entre outros assuntos. Dos blogs/sites que foi postado se destacam os dos jornalistas Paulo Henrique Amorim (Conversa Afiada) e o do também jornalista Luis Nassif.

O objetivo da música não é fazer campanha politica em prol de qualquer legenda politica e sim alertar aos amantes da cultura Hip Hop que há pessoas querendo se vangloriar com o corre dos que fazem acontecer a cultura de forma independente. Continuamos lutando pela propagação da mensagem.

E caso alguém da assessoria do candidato, ou quem sabe até o próprio, se propuserem a responder, fica a pergunta:

E AGORA JOSÉ, VAI DIZER QUE FOI VOCÊ?

(Equipe Mamuti)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”