Jornal
A Redação participa do 64º Congresso Mundial de Jornais e
do 19º Fórum Mundial de Editores |
“O jornalismo digital é a modalidade que
mais cresce em todo o mundo em número de leitores e em faturamento
publicitário. Em alguns países, como Noruega, Estados Unidos, Taiwan e Hong
Kong, a publicidade digital supera os meios tradicionais em termos de receita. Estes
são alguns dos dados da recém-concluída edição 2012 da pesquisa World Press
Trends (Tendências Mundias da Imprensa), revelada nesta segunda-feira em Kiev.
A World Press Trends é a mais completa
pesquisa global sobre tendências em jornais, compreendendo a realidade da
imprensa de150 países de cinco continentes, e patrocinado pela Associação
Mundial de Jornais. O robusto levantamento é feito desde 1998 e a edição 2012
foi apresentada com exclusividade para os participantes do 64º Congresso Mundial
de Jornais e do 19º Fórum Mundial de Editores, que este ano acontece na capital
da Ucrânia.
Um dos fatos que mais chamou a atenção dos
editores e dirigentes de jornais foi o fato de que em quatro países
(Reino Unido, Noruega, Suécia e Dinamarca), a publicidade digital superou a TV
e os jornais de papel. Estes países estão entre os que têm maior índice de
leitura de jornais em suas populações.
Outro ponto que merece destaque foi a
consolidação da revolução digital nos Estados Unidos, Canadá, Noruega e Japão,
países onde a proporção de receita digital é mais alta que a média
mundial.
“A pesquisa mostra que 40% das pessoas que
estão na internet pelo mundo lêem pelo menos um jornal on line, o que significa
um aumento de 34% em apenas um ano “, explicou Larry Kilman, diretor executivo
da Associação Mundial de Jornais (WAN-IFRA), durante a apresentação da World
Press Trends.”
Foto: divulgação
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