Guerrilheiro Virtual

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Regula Dilma!



O cidadão chega em casa cansado após um tempo considerável no transporte público lotado e em péssimas condições depois de um longo dia de trabalho. Ao ligar a televisão, depara-se com um jornal que é para "Hommer Simpson ver". Rede Globo ainda pensa que o povo é burro. Ledo engano.

Faltando menos de uma semana para as eleições municipais em todo o país, a referida emissora veiculou no programa de horário nobre do telejornalismo da casa a carta suja escondida na manga. Ao notar que o Partido dos Trabalhadores cresceu e muito nessa eleição, a Globo foi truculenta em mais uma de suas artimanhas.

O que muito me faz rir é o alarde que o plim plim fez há pouco tempo falando sobre sua linha editorial, que eram pela objetividade, imparcialidade e outras balelas do gênero. Ora! Antônio Gramsci já dizia que viver é tomar partido. Não é errado deixar claro o posicionamento político-ideológico do veículo. O que causa repulsa é essa brincadeira de faz-de-conta. As organizações Roberto Marinho fazem um jornalismo "mauricinho, certinho e engravatado" manipulando fatos, omitindo muitos outros para que se possa distorcer a notícia ao bel-prazer dos interesses daqueles que defendem. São uma ínfima parcela da sociedade, quantidade centesimal que representa todo poder aquisitivo e político conservador do país. Esses são os verdadeiros senhores de alguns meios de comunicação. Eles mandam e desmandam. Vide a relação de Carlinhos Cachoeira e a Revista Veja.

Fidel Castro disse algo que vem bem a calhar. Como vinham cogitando na mídia internacional que ele estivesse agonizando, El Comandante soltou o verbo: "Mesmo que muitas pessoas no mundo ainda sejam enganadas pelos órgãos de informação, quase todos controlados por privilegiados e ricos que publicam essas bobagens, o povo crê cada vez menos nelas" e disparou sem medo que a imprensa é o "galinheiro de propaganda imperialista".

Segundo a mitologia grega, Prometeu roubou o fogo sagrado do Olimpo para entregá-lo aos homens. Pois é. As redes sociais estão cumprindo o papel desse herói mítico, já que os demais meios de comunicação de massa furtam-se a desempenhar a função de descortinar a verdade dos acontecimentos e levar isso à sociedade. Através dessas novas mídias e sua convergência, os compartilhamentos de links concretizam a possibilidade de que um contingente muito maior de pessoas possam ter acesso a determinadas informações. Isso se dá em uma escala maior do que seria através do rádio, da televisão, jornais e revistas, por exemplo.

Chamada de quarto poder, a imprensa só o será de fato a partir do momento em que defender os interesses do coletivo, do que é público. Enquanto servir de ferramenta para joguetes políticos, para fortalecer outras instâncias, continuará sendo somente uma mera representação barata e folhetinesca de jornalismo. É por essas e outras que necessitamos de uma regulamentação que divida isonomicamente as fatias do bolo comunicacional que hoje concentram-se nas mãos de algumas famílias que mantêm esse monopólio com punhos de ferro e padrinhos para sustentá-los.

Por isso é que pedimos #RegulaDilma!
______________________
PITACO DO ContrapontoPIG 

Manipulação: A foto acima pode gerar 3 notícias diferentes.
______________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”