Guerrilheiro Virtual

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

"Forbes" elege Obama a pessoa mais poderosa do mundo; Dilma é a 18ª

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, foi apontado mais uma vez como a pessoa mais poderosa do mundo, seguido pela chanceler alemã, Angela Merkel, segundo a lista publicada nesta quarta-feira pela revista "Forbes", na qual a presidente Dilma Rousseff aparece na 18ª posição. 

No ano passado a brasileira ficou em 22º e em 2010, em 16º. 

O vencedor das eleições presidenciais americanas do mês passado lidera pelo segundo ano consecutivo este ranking por ser "o comandante-em-chefe do Exército mais poderoso do mundo e a cabeça da superpotência econômica e cultural", afirma a publicação.

Forbes - mais poderosos do mundo


Charles Dharapak/Associated Press
 
1 - Barack Obama, presidente dos EUA
 
Obama, o "líder do mundo livre" de acordo com a "Forbes", chegou ao posto mais alto da lista graças a sua contundente vitória eleitoral, embora "ainda enfrente grandes desafios, incluindo uma crise orçamentária, uma taxa de desemprego elevada e o renovado mal-estar no Oriente Médio".
O segundo posto do ranking é ocupado pela primeira vez pela alemã Angela Merkel. 

A mulher mais poderosa do planeta é "a coluna vertebral dos 27 membros da União Europeia e leva o futuro do euro em suas costas", diz a "Forbes", que lembra que sua ferrenha defesa da austeridade como receita para lutar contra a crise de dívida "segue de pé" apesar das críticas que enfrenta. 

MUDANÇA DE PODER
 
"A lista deste anos reflete a mudança de comando nos dois países mais poderosos do mundo: os EUA e a China", afirmou via e-mail o editor-executivo da Forbes, Michael Noer. 

Hu Jintao, que aparecia na terceira posição no ano passado, saiu da lista, substituído por seu sucessor como secretário-geral do PC chinês, Xi Jinping -- o nono colocado. 

Outras ausências notáveis deste ano incluem o secretário do Tesouro americano, Timothy Geithner, e da secretária de Estado do país, Hillary Clinton. Ambos confirmaram que não pretendem manter seus postos durante o segundo mandato de Obama, a partir de 2013. 

Para fazer sua lista, a revista leva em conta o tamanho da população sobre a qual as personalidades exercem seu poder, os recursos que controlam, o número de áreas que sua influência alcança e como a utilizam. 

TOP 10
 
Vladimir Putin ficou com a medalha de bronze, já que em março deste ano foi reeleito para ocupar por mais seis anos a presidência de seu país "após vários anos trocando de postos" com o primeiro-ministro Dmitri Medvedev (número 61 da lista). 

Completam os dez primeiros lugares o fundador da Microsoft, Bill Gates; o papa Bento 16; o presidente do Federal Reserve (Banco Central americano), Ben Bernanke; o rei da Arábia Saudita, Abdullah bin Abdul Aziz al Saud; o presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi; o já mencionado novo líder chinês, Xi Jinping, e o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron.

AMÉRICA LATINA
 
É preciso descer até a 11ª posição para encontrar o primeiro latino-americano deste lista, o magnata das telecomunicações e homem mais rico do planeta -- com uma fortuna de US$ 72 bilhões --, o mexicano Carlos Slim. 

A publicação lembra que o empresário não se limitou ao investimento no setor das telecomunicações, mas já conta também com participações em áreas tão diversas como a mineração, os bens imobiliários, o jornal "The New York Times" e até equipes de futebol no México e na Espanha. 

DILMA
 
Dilma Rousseff aparece na 18ª colocação, por dirigir a sexta maior economia do mundo e, segundo a publicação, pôr "ênfase no fomento do empreendedorismo que inspirou uma nova geração de empresários". 

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, está 30 posições abaixo de Dilma (48º) graças à sua reeleição, enquanto no posto 49 está o líder chileno, o multimilionário Sebastián Piñera. 

Os outros dois latino-americanos que conseguiram entrar na lista de 71 pessoas mais poderosas da "Forbes" são o recém eleito presidente do México, Enrique Peña Nieto (54º), e uma presença habitual do ranking, o narcotraficante mexicano Joaquín "El Chapo" Guzmán (63º). 

PRESENÇA FEMININA
 
Apenas seis mulheres estão no ranking -- além das já citadas Dilma e Merkel, aparecem a presidente do Partido do Congresso da Índia, Sonia Gandhi (12ª), e a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional, a francesa Christine Lagarde (38ª). 

As outras duas mulheres escolhidas pela "Forbes" são a diretora geral da Organização Mundial da Saúde, a chinesa Margaret Chan (58ª), e a secretária de Saúde dos EUA, Kathleen Sebelius (68ª). 

Na lista se destacam também o presidente francês, François Hollande (14º); o multimilionário investidor americano Warren Buffett (15º); o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg (16º); o fundador do Google, Larry Page (20º), e o jovem criador da rede social Facebook, Mark Zuckerberg (25º). 

Outras presenças marcantes são o primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu (23º); o magnata australiano Rupert Murdoch (26º); o executivo-chefe da Amazon, Jeff Bezos (27º); o primeiro-ministro da Itália, Mario Monti (29º); o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon (30º), e o ex-presidente dos EUA, Bill Clinton (50º). 

Da Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”