Guerrilheiro Virtual

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Até ombudsman critica apagão da Folha

Por Altamiro Borges

Na rádio e na tevê, a presidenta Dilma Rousseff deu uma dura nos “pessimistas” e “alarmistas” que espalharam notícias falsas sobre o risco iminente de racionamento de energia no Brasil. De imediato, os barões da mídia se uniram, como num pacto mafioso, para contestar o pronunciamento presidencial. Agora, porém, até Suzana Singer, ombudsman da Folha, reconhece que houve exagero na cobertura da velha imprensa sobre o tema. Em seu artigo neste domingo, ela registrou:

“Em pronunciamento em rede de rádio e televisão, na quarta-feira passada, a presidente Dilma criticou aqueles que, ‘por precipitação, desinformação ou algum outro motivo’, previram racionamento de energia e duvidaram que o governo conseguiria reduzir a conta de luz. A carapuça serviria na Folha? De certa forma, sim. Nos últimos cinco meses, o jornal exagerou o risco de racionamento e destacou pouco as vantagens econômicas advindas da queda do preço da energia”.

A ombudsman até tenta aliviar a barra do veículo em que trabalha e ganha seu pão. Diz que a Folha fez algumas reportagens positivas com criticas ao setor energético. “Até aí, tudo bem, é papel da imprensa revelar problemas que o governo prefere manter longe dos olhos do público. Não se trata de ‘falta de fé’ no país, como disse Dilma, num apelo nada democrático ao nacionalismo. O problema é que o noticiário embarcou numa toada cética e crítica”. Ela cita vários títulos “alarmistas” do jornal e ainda cutuca Eliane Cantanhêde.

“Há 20 dias, a manchete do jornal anunciava que ‘Escassez de luz faz Dilma convocar o setor elétrico’. O título interno era ainda mais alarmista: ‘Racionamento de luz acende sinal amarelo’. Tratava-se de um exagero, baseado, em parte, em uma informação errada obtida em ‘off’: a tal reunião de emergência, que a presidente teria convocado durante as férias, estava agendada desde dezembro”. Suzana Singer não cita o nome da colega, mas é sabido que a “barriga” foi cometida pela colunista da “massa cheirosa” do PSDB.

No mesmo artigo de domingo, a ombudsman da Folha critica outro grave erro da velha imprensa. No caso, a foto falsa do presidente Hugo Chávez publicada no jornal espanhol Em País. Ela lembra que “o alerta sobre o engano foi dado nas redes sociais” e que o diário deletou de imediato a imagem do seu sítio, retirou o jornal das bancas e pediu desculpas aos leitores em nota oficial. Suzana Singer até que poderia cobrar a mesma postura do veículo em que trabalha. Mas aí também já é pedir demais!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”