Guerrilheiro Virtual

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

O mundo contra o bloqueio dos Estados Unidos a Cuba


Do Portal Vermelho


A Assembleia Geral da ONU vota nesta terça-feira (13), pela 21ª vez consecutiva, uma resolução contra o bloqueio estadunidense a Cuba. A reunião do máximo foro internacional examinará e deliberará em torno do documento “Necessidade de pôr fim ao bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos da América a Cuba”. Será mais um  pronunciamento inequívoco da comunidade internacional contra uma medida cruel e injusta do imperialismo norte-americano, que pretende punir com o estrangulamento a Ilha caribenha pela decisão que tomou de seguir o caminho revolucionário e socialista. 

Tal como todos os demais presidentes da nação mais poderosa do planeta, desde que tal medida começou a ser imposta, há mais de cinquenta anos, também o atual dirigente, Barack Obama, que acaba de ser reeleito, aplicou com rigor o bloqueio econômico, comercial e financeiro, que já causou a Cuba perdas de mais de US$ 1 trilhão, considerando a depreciação da moeda norte-americana frente ao valor do ouro no mercado internacional.

Reiteradamente, e com justa razão, as autoridades cubanas qualificam o bloqueio como “um ato de genocidio”. Efetivamente tem sido assim, se considerarmos os danos provocados ao desenvolvimento econômico e à aquisição de produtos essenciais ao povo, como alimentos e medicamentos.

Por seus ilegítimos fins, seu caráter sistemático e rigoroso em nivel mundial, sua implementação através de variados caminhos, inclusive por meio de leis extraterritoriais, o bloqueio estadunidense a Cuba é uma verdadeira guerra econômica.

O bloqueio estadunidense a Cuba viola o Direito Internacional, é uma política absurda, obsoleta, ilegal e moralmente insustentável. Um anacronsmo que não condiz com a afirmação dos princípios democráticos e de convivência internacional proclamados pelas Nações Unidas. Nada justifica que em nome de uma concepção de política externa anacrônica e imperialista, queira um país impor a outro a “mudança de regime”, através do estrangulamento econômico, como pretendem fazer os Estados Unidos contra Cuba.

O posicionamento da Assembleia Geral da ONU – que será mais uma vez reiterado na sessão desta terça-feira – reflete a posição dos povos, dos movimentos sociais, do mundo cultural e político, das ações de solidariedade que a nação socialista caribenha recebe desde todos os países do mundo, inclusive dos Estados Unidos.

O povo cubano tem enfrentado o bloqueio com admirável dignidade, um verdadeiro estoicismo. Sob a liderança do Partido Comunista, do comandante da Revolução, Fidel Castro, e hoje do presidente Raúl, tem dado provas de resistência e de capacidade para enfrentar os desafíos da construção de uma nação socialista sob as difíceis condições do mais prolongado bloqueio da história contemporânea.

Vivemos a época da afirmação da soberania nacional dos povos, da luta pela democratização das relações internacionais, um período de transição política e econômica em que já não cabe a imposição discricionária da vontade dos impérios. É preciso fazer valer a opinião da maioria das nações e pôr fim imediatamente ao bloqueio que os Estados Unidos impõem a Cuba. 

http://www.vermelho.org.br/editorial.php?id_editorial=1136&id_secao=16
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”