Guerrilheiro Virtual

terça-feira, 2 de abril de 2013

Programa federal visa a reduzir erros médicos

O Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) lançaram ontem o Programa Nacional de Segurança do Paciente, com o objetivo de reduzir os erros médicos nos serviços de saúde públicos e privados. Em 120 dias, os hospitais serão obrigados a ter um núcleo de segurança do paciente, com funcionários encarregados de aplicar regras sanitárias e protocolos de atendimento para prevenir falhas. Estudo da Fiocruz aponta que a ocorrência desse tipo de incidente no Brasil é de 7,6%. Desses, 66% são evitáveis. 

O Brasil lidera a proporção de falhas médicas evitáveis com outros seis países: Nova Zelândia, Austrália, Espanha, Dinamarca, Canadá e França.O Ministério da Saúde estabeleceu seis protocolos de prevenção de erros médicos. As regras serão submetidas a consulta pública antes de entrar em vigor.

Os temas são: higienização das mãos, cirurgia segura, prevenção de úlcera por pressão, identificação do paciente, prevenção de quedas e prescrição, uso e administração de medicamentos. Os três primeiros entrarão em consulta pública esta semana. Os outros três, em 30 dias. O programa obriga os hospitais a notificar mensalmente todas as falhas na assistência médica. As comunicações serão feitas à Anvisa.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”