Guerrilheiro Virtual

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Mídia engatilha a arma da PM

Por Alexandre Haubrich, no blog Jornalismo B:

Depois de incitar a violência policial contra jovens que têm se manifestado nas ruas em defesa de um transporte público e de qualidade, os dois maiores jornais do país viram serem agredidos, alvejados e presos alguns jornalistas. A Folha de S. Paulo mudou o tom, depois de, juntamente com o Estadão, ter defendido em editorial ações mais contundentes para conter os protestos. Na quinta-feira, antes da manifestação que terminou em atitudes policiais que remetem diretamente aos anos da Ditadura Militar, Folha e Estadão publicaram editoriais que falaram, respectivamente, em “hora do basta” e “retomar a Paulista”.

A comparação entre as capas da Folha na quinta e na sexta mostram que algo mudou, mas isso nada tem a ver com uma repentina transformação editorial no jornalão paulista. Reflete simplesmente o fato de os ataques policiais terem se voltado de forma contundente também a sete repórteres daquele veículo.

Reprodução Folha de S. Paulo

As agressões sofridas pelos jornalistas – um fotógrafo foi alvejado no olho com uma bala de borracha, por conta do que quase certamente perderá a visão – é, também, de responsabilidade dos donos dos jornais que pediram reação forte – eufemismo para violenta – da PM. Se, junto com os policiais, Estado e Prefeitura batem cassetetes e puxam gatilhos contra manifestantes e jornalistas, não podem eximir-se de culpa os que, através da pressão discursiva, erguem os cassetetes e engatilham as armas de fogo. Esse é o verdadeiro papel que cumpre a autoritária e reacionária mídia das elites.

Folha e Estadão em São Paulo, O Globo no Rio de Janeiro, Zero Hora e todo o aparato do Grupo RBS em Porto Alegre, procuram historicamente enfraquecer e atacar das mais diversas formas quaisquer movimentos contestatórios. Todos eles, em maior ou menor medida, apoiaram a Ditadura Militar, e agora urram diariamente para que ações como as daqueles tempos sombrios sejam novamente postas em prática por aparatos policiais militares que em pouco – e cada vez menos – se diferem do que eram entre os anos 1960 e 1980.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”