Guerrilheiro Virtual

terça-feira, 18 de junho de 2013

Participação popular e transparência ganha força. Haddad transmite ao vivo reunião do Conselho da Cidade.

A Prefeitura de São Paulo realizou na terça-feira (18) pela manhã, reunião extraordinária com o Conselho da Cidade para discutir o transporte público, com transmissão ao vivo pela internet (já encerrada).

O Movimento Passe Livre (MPL) foi convidado para fazer uma apresentação e explicar suas propostas e visões para o setor.

A prefeitura apresentou detalhes sobre a composição de preço da tarifa de ônibus, a evolução da despesa orçamentária com o subsídio e os planos para a melhoria na qualidade do sistema. O prefeito Fernando Haddad (PT), disse que estudará o que pode ser feito na questão, lembrando que é uma escolha política. No curto prazo imediato trata-se de subsidiar mais a passagem, sacrificando verbas de outros setores, o que precisa ser feito com cuidado para piorar outros serviços públicos. A médio prazo, a escolha política é o debate se a sociedade aceita onerar mais o transporte individual para desonerar e melhorar o transporte público. O secretário dos transportes, Jilmar Tatto concordou com o MPL quanto às críticas ao empresariado do setor (antiquado, apegados à antigos privilégios e avesso às mudanças), lembrando que fizeram forte oposição à implantação do bilhete único. Disse que a pressão popular das manifestações ajuda a vencer os interesses privados que contrariam o interesse público.

Depois das duas apresentações, o debate foi aberto para a participação dos conselheiros e sugestões de encaminhamento.

O Conselho da Cidade, que conta com 136 integrantes, foi instalado no dia 26 de março para servir como um novo canal de diálogo com a sociedade. É formado por representantes dos movimentos sociais, entidades de classe, empresários, cientistas e pesquisadores, artistas e lideranças religiosas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”