Guerrilheiro Virtual

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Quem tem medo perde a hora

Primeiro, foi José Eduardo Cardoso. Agora, Aloisio Mercadante.
 
Os dois tentando dizer que a Presidenta Dilma Rousseff não sugeriu uma Constituinte restrita para fazer a reforma política.
 
Pode até não ter condições políticas de fazer, tal é a ousadia democrática da proposta.
 
Mas está certíssima em querer e mais ainda em propor, como propôs ontem.
 
Nem o Congresso nem a mídia têm condições de barrar, na opinião pública, a simpatia que a proposta despertou.
 
Até Joaquim Barbosa, na entrevista dada hoje, deixou claro que, sem povo, não haverá vontade política de mudar, será conchavo das elites políticas. E o novo Ministro do Supremo, Luis Roberto Barroso, disse não ver problemas numa constituinte convocada com votação popular.
 
Um dos lugares mais hostis ao Governo Dilma e a Lula – quem lê, sabe – são os comentários dos leitores da Folha Online.
 
Pois até lá, como você vê na imagem, a proposta de Dilma tem a simpatia da maioria.
 
Se este grupo de temerosos frustrar o desejo da presidenta de chamar o povo para o processo político triunfar prestará um grande desserviço ao Brasil.
 
Se o povo, pelo plebiscito, não puder transferir para um órgão autônomo o poder de reorganizar a vida político-representativa do País, por mais que um plebiscito decida fazer A, B ou C medidas, isso vai cair na máquina de moer intenções do Congresso e criança sai de lá toda tortinha.
 
Além, é claro, de fazer o Governo – principal avalista das propostas perante a população – absorver os ônus de uma mudança que faça tudo permanecer igual.
 
Fernando Brito
No Tijolaço

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”