Guerrilheiro Virtual

quarta-feira, 12 de junho de 2013

SE ELEIÇÃO FOSSE HOJE, DILMA TERIA A PREFERÊNCIA DE 52,8% DO ELEITORADO, aponta pesquisa CNT

“Se as eleições ocorressem hoje, a presidenta Dilma Rousseff teria 52,8% dos votos e venceria no primeiro turno, mostra pesquisa feita pelo ‘Instituto MDA’ e divulgada nesta terça (11) pela ‘Confederação Nacional dos Transportes’ (CNT).

Em segundo colocado na pesquisa, quase 36 pontos percentuais atrás de Dilma, aparece o presidencial das forças reacionárias brasileiras Aécio Neves (PSDB-MG) com apenas 17% das intenções de votos. O tucano é seguido pela ex-ministra Marina Silva - sem partido - com 12,5% e pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos que tem apenas 3,7%.

O estudo analisou ainda o grau de conhecimento da população sobre os possíveis candidatos. Do total de entrevistados, 99,5% conhecem ou já ouviram falar em Dilma Roussef. Na sequência, aparecem Marina Silva (75,6%), seguida por Aécio (72,6%) e Eduardo Campos (45%).

Nos cenários comparativos da pesquisa, a atual presidenta ganharia em primeiro turno. No levantamento de voto estimulado – quando os pesquisadores apresentam os candidatos – Dilma ganharia com 54,2% dos votos contra 18% de Aécio Neves.

Em caso de segundo turno, Dilma também ficou à frente dos demais candidatos. Em uma disputa com Aécio Neves, a vitória seria de 58,8% contra 22,5%. Já com Marina Silva, a atual presidenta alcançou 59,7% da preferência ante 20,4% do oponente. Contra Eduardo Campos, os índices apontaram favoritismo de Dilma com 63,8% das intenções, contra 11,9%.

A pesquisa traz dados sobre a expectativa da população em relação ao governo e a temas conjunturais. Nessa edição do estudo, foram entrevistadas 2 mil pessoas, em 134 municípios de 20 estados, entre os dias 1º e 5 de junho.

54,2% DE APROVAÇÃO

A aprovação de Dilma registrou 54,2%, índice 2,4 pontos menor do que o apontado no último levantamento, em agosto de 2012.

A pesquisa mostra que 73,7% dos entrevistados avaliam como positivo o desempenho pessoal da presidenta. O percentual é inferior aos 75,7% registrados na última pesquisa. No total, 20,4% desaprovam a gestão de Dilma.

Apesar da leve queda, a presidenta Dilma “ainda mantém altos índices de aprovação, com reflexo em elevado percentual de intenção de voto, o que a torna, hoje, favorita à reeleição”, informa o documento.

Na comparação com o governo do ex-presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, 29,4% consideram que a gestão anterior melhor, contra 12% que preferem o atual mandato.

A pesquisa traz dados sobre a expectativa da população em relação ao governo e a temas conjunturais. Nessa edição, foram entrevistadas 2 mil pessoas, em 134 municípios de 20 estados, entre os dias 1º e 5 de junho.”

FONTE: Agência Brasil. Transcrito no portal “Vermelho”  (
http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=215845&id_secao=1).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”