Guerrilheiro Virtual

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Crescimento da América Latina e do Caribe chegará a 3% em 2013. Brasil deve crescer 2,5%, afirma ONU

Estudo econômico 2013 da Cepal sobre a América Latina e Caribe atualiza as estimativas de crescimento.  
Os países da América Latina e do Caribe crescerão em seu conjunto 3% em 2013, taxa similar à registrada no ano passado, afirma Estudo Econômico da América Latina e do Caribe 2013, publicado pela Comissão Econômica da ONU para a América Latina e Caribe (CEPAL), lançado em Santiago do Chile, nesta quarta-feira (24).  
 
No documento, a CEPAL indica que a queda no crescimento em relação à última estimativa (3,5% em abril passado) deve-se em parte à baixa expansão do Brasil e  do México. Também, vários países que vinham crescendo a taxas elevadas, como Chile, Panamá e Peru, apresentaram uma desaceleração de sua atividade econômica nos últimos meses. 
 
O relatório acrescenta que a região apresenta algumas debilidades que poderiam afetá-la no curto e longo  prazo diante do atual cenário externo negativo. Entre elas encontram-se uma alta dependência das exportações para a Europa e China, um crescente aumento no déficit na conta corrente – que chegaria a 2% do produto interno bruto (PIB) em 2013, o maior desde 2001 -, sérias restrições fiscais no Caribe, América Central e México, e a vulnerabilidade na América do Sul, surgida a partir de sua dependência dos recursos naturais.
 
O crescimento econômico continua sendo também muito dependente do consumo, que tem apresentado em 2013 um crescimento menor que o ano anterior, enquanto que a contribuição do investimento ao PIB será modesto e as exportações líquidas terão uma contribuição negativa devido a um maior aumento das importações do que das vendas ao exterior.  Estas últimas registraram uma queda no primeiro semestre de 2013 e enfrentam o provável término do período de expansão nos preços dos produtos básicos.
 
“O atual cenário revela problemas de sustentabilidade do crescimento na maior parte das economias da região e justifica estabelecer a necessidade de ampliar e diversificar suas fontes de expansão.  Necessitamos um pacto social para aumentar o investimento e a produtividade, e mudar os padrões de produção para crescer com igualdade”, afirmou Alicia Bárcena, Secretária-Executiva da CEPAL, durante a apresentação do documento.
 
O desempenho econômico moderado da região está vinculado com um crescimento estimado da economia mundial de 2,3%, similar ao de 2012. Devido à continua recessão na zona do euro durante 2013, espera-se que os países em desenvolvimento continuem sendo os impulsores do crescimento econômico global, mesmo que se considere que as políticas adotadas pelos Estados Unidos e Japão contribuam para que estas economias se ampliem e também favoreçam um maior crescimento econômico a nível mundial durante o próximo ano.
 
De acordo com as estimativas da CEPAL, o Paraguai lideraria o crescimento em 2013, com um aumento na taxa do PIB de 12,5%, seguido pelo Panamá (7,5%), Peru (5,9%), Bolívia (5,5%), Nicarágua (5,0%) e o Chile (4,6%). A Argentina cresceria 3,5%, o Brasil 2,5% e o México 2,8%.
 
O Istmo Centro-americano apresentaria uma expansão de 4,0%, enquanto a América do Sul cresceria 3,1%. O Caribe, no entanto, manteria a tendência ao lento aumento em seu crescimento apresentada nos anos anteriores e chegaria a 2,0%.
 
Durante o primeiro semestre de 2013 caíram os preços de vários produtos de exportação da região, especialmente os minerais e metais, o petróleo e alguns alimentos, tendência associada à recessão na zona do euro e à desaceleração do crescimento da China.
 
Para 2013 espera-se uma expansão em torno de 4,0% no valor das exportações, aumento maior  que 1,5%, registrado em 2012, porém ainda muito abaixo das taxas superiores a 20% apresentadas em 2011 e 2010.  As importações, entretanto, cresceriam 6,0% em 2013 (comparado con o aumento de 4,3% de 2012). 
 
Como consequência do moderado crescimento econômico na região, não é esperado um aumento significativo da demanda de mão de obra durante 2013.  O desemprego caiu modestamente, de 6,9% para 6,7% durante o primeiro trimestre de 2013, enquanto que a inflação regional acumulada nos doze meses a maio de 2013 situou-se em 6,0%, comparada com 5,5% em dezembro de 2012, e com 5,8% nos doze meses a maio de 2012.
 
Em seu Estudo Econômico 2013 a CEPAL realiza um diagnóstico do crescimento econômico durante as três últimas décadas e apresenta propostas para estimular um aumento do investimento e da produtividade com o fim de alcançar um crescimento mais estável e sustentado no futuro.
 
Mesmo havendo transformações econômicas profundas na América Latina e no Caribe nesse período, persistem elevados graus de desigualdade e pobreza em vários países.  Também, e apesar da favorável evolução dos termos de troca, a acumulação de capital tem sido insuficiente e a produtividade laboral tem tido um progresso limitado.
 
Segundo o documento, a contribuição das políticas macroeconômicas – especialmente as políticas fiscais, monetárias e cambiais- o maior crescimento com igualdade no futuro pode ser decisivo.  Por isso, justifica-se um apoio estratégico das políticas macroeconômicas ao investimento para contribuir para a diversificação produtiva daqueles setores que exportam ou competem com as importações (setores comercializáveis).
 
O Relatório enfatiza a necessidade de contar com uma institucionalidade sólida e o estabelecimento de pactos sociais para favorecer o investimento, incluindo como parte disso, políticas macroeconômicas estabilizadoras e anticíclicas de curto prazo, assim como políticas macroeconômicas de longo prazo, coordenadas  com outras políticas industriais, sociais, laborais e ambientais, para favorecer uma mudança estrutural sustentável e maior produtividade.
 
No ONU

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”