Pesquisa revela que 87% dos brasileiros acreditam
que a mídia representa os interesses dos próprios donos, dos que têm
mais dinheiro e dos políticos
Pesquisa revela que 87% dos brasileiros acreditam que a mídia representa
os interesses dos próprios donos, dos que têm mais dinheiro e dos
políticos
Apenas 7,8% dos brasileiros acreditam que os meios de comunicação defendem os interesses da maioria da população.
A conclusão é de um levantamento feito pela Mark Sistemas de Pesquisas a
pedido da Fundação Perseu Abramo.
Segundo a pesquisa, 34,9% dos entrevistados acham que a mídia defende
seus próprios donos, 31,5% acreditam que os meios de comunicação estão
do lado de quem tem mais dinheiro e outros 20,6% disseram que os grandes
veículos defendem os políticos.
A Mark, sob coordenação dos professores Gustavo Venturi e Vilma Bokani,
entrevistou 2.400 pessoas em 120 municípios de pequeno, médio e grande
porte. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
De acordo com a sondagem, apenas 21,9% dos entrevistados
concordam que a mídia noticia os fatos de maneira totalmente imparcial,
27,9% pensam que os meios de comunicação só defendem os interesses da
elite e 18,6% acham que os jornalistas têm liberdade total para decidir o
que é publicado. Para 45% dos entrevistados a liberdade dos jornalistas
é parcial.
Ainda de acordo com o levantamento, a internet hoje é tão
acessível quanto os jornais impressos. As duas plataformas estão
presentes na vida de 43% dos entrevistados. A TV aberta continua na
liderança com 94% de presença e o rádio em segundo lugar com 79%. A TV
por assinatura é citada por 37% dos entrevistados e as revistas por 24%.
A pesquisa mostra que 29,8% das pessoas buscam os jornais
para se informar sobre assuntos locais e 22,6% para ler notícias
nacionais e internacionais. A situação se inverte quando a plataforma é a
internet, usada por 25,9% para saber de temas nacionais e
internacionais e por 22,5% para notícias locais.
O levantamento mostra ainda que a maioria absoluta da
população, 60%, desconhece o fato de que as TVs são fruto de concessão
pública e 49,5% acreditam que a programação é definida em parceria entre
empresários e governo.
Ao serem informados que a maior parte dos meios de
comunicação pertence a apenas 10 famílias, 39,8% consideram que isso é
ruim para o país e 22,7% acham bom.
De acordo com a pesquisa da FPA, 71%
dos brasileiros defendem a criação de mais regras para regular a
programação das TVs. Informações da Agência Estado
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