Guerrilheiro Virtual

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Mais um ex-diretor da Siemens vai a julgamento na Alemanha

No momento em que está no centro de escândalo no Brasil, multinacional alemã vê novamente um de seus ex-executivos no banco dos réus. Desta vez, por supostas irregularidades em negócios na Argentina. 
 
Começou na manhã de sexta-feira (06/09), em Munique, o processo contra o ex-diretor da Siemens Uriel Sharef, acusado de envolvimento no pagamento de subornos realizado pela empresa alemã a funcionários públicos argentinos em troca de um contrato de fabricação de documentos de identidade. A primeira audiência foi suspensa após uma hora de sessão, por causa de um recurso da defesa. O processo está marcado para prosseguir no dia 17 de setembro.
 
Sete anos depois de a revelação dos subornos da Siemens causar o maior escândalo de corrupção da história corporativa da Alemanha, o ex-membro do conselho executivo do conglomerado responde ante a Justiça alemã por tripla fraude em relação a um contrato para a produção de carteiras de identidade com tecnologia digital.
 
A promotoria acusa o ex-executivo de acobertar um sistema de caixa dois e de pagamento de propinas pela Siemens a membros do governo argentino em 2003, em troca de um grande contrato de produção de cédulas de identidade mais seguras contra falsificação. Segundo a acusação, a Siemens teria pago pelo contrato cerca de 9,5 milhões de dólares de suborno.
 
Problemas em série
 
O processo começa no momento em que o grupo alemão é centro de um escândalo no Brasil. No mês passado, a Siemens relatou às autoridades brasileiras ter participado de um cartel em licitações para a compra de equipamento ferroviário e para a construção e manutenção de linhas de trens e metrô no Distrito Federal e em São Paulo.
 
Jornalista afirma que Siemens passou por reformulação
A empresa está sendo investigada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), pelo Ministério Público Estadual de São Paulo e pela Polícia Federal. Também está sendo processada pelo governo de São Paulo, que pede na Justiça ressarcimento pelos danos causados ao patrimônio público por um suposto cartel.
 
O escândalo argentino atinge uma série de antigas autoridades do país. Entre as pessoas que receberam propina estariam ministros e secretários de Estado. Até mesmo o ex-presidente Carlos Menem teria embolsado dinheiro da Siemens. Na época, corrupção não era punida tão severamente como hoje na Alemanha.
 
"Com certeza, a Siemens teve durante muitos anos um sistema de caixa dois", reconhece Hans Leyendecker, um dos jornalistas investigativos mais proeminentes da Alemanha e que cobre o escândalo da Siemens para o jornal Süddeutsche Zeitung.

Uma série de executivos da Siemens teria conseguido conquistar contratos importantes através de suborno. A própria empresa não se preocupava com os casos de corrupção. "Funcionários descobertos nesses casos eram, em parte, transferidos ou promovidos", salienta Leyendecker.
 
Thomas Ganswindt:
processo arquivado em troca de multa
 
Processo arquivado
 
O julgamento de Uriel Sharef não é o primeiro envolvendo um alto executivos da Siemens. Dois anos atrás, o ex-diretor Thomas Ganswindt foi processado por envolvimento num esquema de caixa dois na Siemens. Os juízes consideraram a culpa pessoal do acusado tão pequena, que arquivaram o processo em maio de 2011. Ganswindt teve, entretanto, que pagar multa de 175 mil euros.
Ao todo, o escândalo, revelado no fim de 2006, custou ao grupo cerca de 2,9 bilhões de euros, incluindo multas, custos judiciais e pagamentos adicionais de impostos. Segundo estimativas, a Siemens teria investido ao longo dos anos cerca de 1,3 bilhão de euros ilegalmente para ter acesso a lucrativos contratos.
 
A ONG Transparência Internacional observa o processo com grande interesse. "Só no tribunal, quando as testemunhas são chamadas, é que os detalhes do caso vêm à tona", afirma Christian Humborg, diretor da seção alemã da ONG.
Ele acha importante, por isso, que o processo seja levado até o final e que não acabe como no caso de Ganswindt, quando houve arquivamento em troca de multa. "Quando o processo é arquivado, a investigação também não prossegue", lamenta.
 
O jornalista Hans Leyendecker acredita que o grupo sediado em Munique aprendeu a lição. "Temos a impressão de que ocorre uma grande faxina na Siemens e que algo mudou na companhia", avalia. "Embora a reputação da Siemens não seja das melhores, ela não é mais tida como um exemplo de corrupção na Alemanha", afirma, observando que a empresa hoje tem uma estratégia de tolerância zero no que diz respeito a corrupção: "Quem aceitar propina, tem que sair."
 
No DW

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”