Guerrilheiro Virtual

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Trensalão tucano: Justiça bloqueia bens

Por Altamiro Borges
No final da tarde desta quinta-feira (7), a Justiça Federal de São Paulo aprovou o bloqueio de cerca de R$ 60 milhões em bens dos suspeitos de participação no esquema de fraudes em licitações no sistema de trens e metrô de São Paulo - no famoso "trensalão tucano". A medida atinge três empresas e cinco pessoas físicas, incluindo três ex-diretores da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O bloqueio atendeu ao pedido da Polícia Federal, que abriu inquérito para apurar a prática dos crimes de corrupção, evasão de divisas e lavagem de dinheiro nos governos do PSDB no estado.

Segundo a Agência Brasil, "a PF entrou com o pedido de bloqueio após tomar conhecimento de que autoridades suíças encaminharam pedido de cooperação internacional ao Brasil. Segundo nota da PF, a ação visa garantir o ressarcimento de valores desviados pelo esquema". A corrupção no sistema de transportes teve início no final dos anos 1990, no governo tucano de Mario Covas - e prosseguiu nas gestões de José Serra e Geraldo Alckmin. O esquema é alvo de apuração do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), do Ministério Público Federal e do Ministério Público Estadual.
"O cartel é investigado pela Operação Linha Cruzada, do Cade em conjunto com a Polícia Federal. A investigação teve início a partir do acordo de leniência da Siemens com o conselho, que permitiu que a empresa denunciasse a ilegalidade à autoridade antitruste. Documentos e cópias de e-mails trocados por funcionários da Siemens estão sendo analisados pelo Cade e Justiça. De acordo com o Ministério Público Estadual, há fortes indícios de cartel e fraudes, principalmente, em cinco processos licitatórios: o da Linha 5 do metrô, o da manutenção de trens séries 2000, 3000 e 2100 da CPTM, o da expansão da Linha 2 do metrô, do Programa Boa Viagem da CPTM e da compra de 320 carros"

Bem que o governador Geraldo Alckmin e a mídia "amiga" tentaram encobrir o esquema. Mas agora, com a decisão da Justiça Federal do bloqueio de bens, a situação fica mais complicada. É possível, inclusive, que alguns dos atingidos decidam abrir o bico - sangrando ainda mais os tucanos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”