Guerrilheiro Virtual

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Ex-governador é condenado por mensalão do DEM

A Justiça condenou anteontem o ex-governador José Roberto Arruda (PR) e a deputada federal Jaqueline Roriz (PMN-DF) por improbidade administrativa no âmbito de um esquema de corrupção conhecido como mensalão do DEM, que envolvia a compra de apoio parlamentar na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Pela decisão do juiz Álvaro Ciarlini, da 2.a Vara da Fazenda Pública do Distrito Federal, Arruda, Jaqueline e o marido dela, Manoel Costa de Oliveira Neto, terão de ressarcir RS 300 mil aos cofres públicos e pagar multa de RS 600 mil e outros RS 200 mil de danos morais. Eles ficarão com os direitos políticos suspensos pelo prazo de 8 anos. Nesse período, não poderão exercer cargo público. E, durante cinco anos, estão proibidos de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios. Também condenado, o ex-secretário de Arruda Durval Barbosa terá uma punição mais amena porque firmou um acordo de delação premiada com o Ministério Público.

O esquema do mensalão do DEM foi revelado após a divulgação de imagens do pagamento de propinas em troca de apoio à candidatura de Arruda ao Governo do Distrito Federal, em 2006. Jaqueline apareceu em uma das imagens recebendo dinheiro. Na época ela era candidata a deputada distrital. O próprio Arruda foi flagrado recebendo maços de dinheiro. Ele chegou a ser preso por um tempo. Também renunciou ao mandato.

Além da ação civil, Arruda também é alvo de ação penal que corre no Superior Tribunal de Justiça. O caso, nessa área criminal, ainda não foi julgado.

A pagar

R$ 300 mil é o valor que os condenados por improbidade administrativa na ação civil do mensalão do DEM terão de devolver, juntos, aos cofres públicos do Distrito Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”