Guerrilheiro Virtual

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Guerra de dossiês na disputa tucana voltou? "Pó pará, governador", o retorno.

Fim de 2013, o início do ano eleitoral está aí chegando, a temporada de definição de candidaturas para fechar coligações se esgotando, e o eterno candidato a presidente da República José Serra (PSDB-SP) ficando amargurado e impaciente com o tucanato tratá-lo como cachorro perdido jogado de caminhão de mudança, enquanto a candidatura do rival Aécio Neves (PSDB-MG) se consolida dentro do partido, mesmo que seja para perder. Afinal a maioria do tucanato acredita que, se for para perder com um ou com outro, Aécio, pelo menos na imagem, tiraria um pouco do ranço e estigma impregnado no PSDB com a campanha de baixarias fascistóides na eleição passada.

Com esse quadro, José Serra (PSDB-SP) publicou no jornal Folha de São Paulo, neste domingo (15), um artigo sob o título "Drogas pesadas no Brasil: inépcia e ideologia". Apesar do texto de Serra atacar o governo federal e os países vizinhos, tem um teor político venenoso, com jeito de "fogo amigo", no momento em que o helicóptero da família de um senador mineiro aliado de Aécio foi apreendido com meia tonelada de cocaína. O artigo chega a ser lido nos meios políticos como se fosse um recado, a versão 2013 do artigo "Pó pará, governador", publicado em fevereiro de 2009. (Não me peçam explicações sobre estas e outras insinuações, porque só os tucanos que as espalham e desfrutam da intimidade do ninho tucano podem explicá-las).

Desde 2009, aecistas reclamavam de arapongas ligados a Serra espionarem a vida baladeira de Aécio para abatê-lo com um dossiê de denúncias sobre sua suposta vida desregrada. No jornal Estadão, o falecido colunista Mauro Chaves escreveu um artigo, criticando o então governador Aécio, que entrou para o folclore político nacional sob o título nada sutil de "Pó pará, governador?". Mineiros ligados a Aécio sentiram o golpe baixo. O troco viria com o jornal "O Estado de Minas" promovendo uma reportagem sobre pessoas íntimas de José Serra movimentando fortunas milionárias em paraísos fiscais, história narrada com detalhes e documentos no livro reportagem "A privataria tucana". Essa guerra teve um cessar-fogo desde 2010, quando Aécio desistiu da candidatura presidencial, cedendo a vez para Serra naquela eleição.

Agora, este artigo deste domingo desperta desconfianças suficientes para fazer disparar o alarme anti-bombas no tucanato mineiro. Seria a possível deflagração da costumeira guerra de dossiês dentro do ninho tucano que ronda as disputas internas desde 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”