Guerrilheiro Virtual

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

O pesadelo de Barbosa: acordou no papel do vilão Commodus no filme Gladiador


O ministro Joaquim Barbosa, passeando na Europa, reclamou dos jornalistas darem muita atenção aos sentenciados no processo do chamado "mensalão" quando, na visão dele, mereceriam o ostracismo.

Certamente se referiu à José Genoino, José Dirceu, Delúbio e João Paulo Cunha, os nomes mais em evidência no noticiário, até pelo inconformismo diante de uma condenação política.

A declaração de Barbosa leva-nos a concluir que ele está amargurado, preocupado com os desdobramentos e até com inveja, pois dá a entender que ele queria monopolizar os louros da fama e de uma carreira política para si, com o mensalão.

Se fizermos uma analogia com o filme Gladiador, empolgado com capas da revista Veja e holofotes do Jornal Nacional, se seguisse a "opinião publicada" como fez, caberia a ele o papel do "herói" Maximus no filme (ex-general do Império Romano que é perseguido pelo imperador vilão Commodus e vira escravo e o gladiador "Espanhol"), certo? Deu errado.

Acontece que quem tem história de lutas populares e passaram a ser perseguidos foram Genoino, Dirceu, Delúbio e João Paulo. E perseguidos, enfrentam suas adversidades com luta e altivez como o gladiador no filme. O papel de Maximus ficou para eles.

Genoino e Delubio contaram com a solidariedade de milhares de militantes, trabalhadores, pessoas com senso de justiça que contribuíram para pagar suas multas impostas injustamente como condenação. Dirceu e João Paulo ainda não foram cobrados.

É como o público no Coliseu que passaram a aplaudir o gladiador "Espanhol", no filme.

O sonho (figurado) de Barbosa estrelar no papel de Maximus virou pesadelo. Ele acabou, por suas próprias escolhas e atitudes, caindo no papel de Commodus.

E o pesadelo mal começou, porque ainda tem o inquérito 2474, o "gavetão", guardado a sete chaves pelo ministro, que está para vir à tona, mostrando erros graves de Barbosa. Ainda virá o julgamento dos recursos que faltaram ser julgado, com um novo olhar de outros ministros que entraram no STF recentemente e outro relator. Haverá ainda revisão criminal e denúncias de violação de direitos nas cortes internacionais.

Até a Globo vai ter que passar esse filme até o fim, e sabe do que vem por aí. Da mesma forma que a Globo tirou o corpo fora e deixou a culpa para ex-coronéis do SNI quando o escândalo da Proconsult para fraudar as eleições de 1982 foi desmascarado, agora vai sobrar para Barbosa, como a Helena já antecipou nesta nota aqui.

Diferente da dramaturgia do filme, não estamos falando da justiça feita por Maximus na ponta da espada, mas de repor a verdade dos acontecimentos, desfazendo a farsa midiática do mensalão. E quem participou dela com dôlo ou negligência que responda pelo que fez. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”