Guerrilheiro Virtual

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Volta de férias: Barbosa pode radicalizar no STF


:
Após giro europeu, Joaquim Barbosa retorna ao Brasil e ao comando do STF; casa revirada; ministra Carmen Lucia não assinou decreto de prisão de João Paulo Cunha, que ele deixara para ela; Ricardo Lewandowski fez andar pedido de trabalho de José Dirceu, que ele barrara; de quebra, autorizou petição por escrito de advogada Deborah Prates, que é cega e sofrera veto de Barbosa; Delúbio Soares deu retweet em fotos amistosas do magistrado, em Miami, no passado, com condenado e foragido do Brasil Antônio Mahfuz; nesse baile, José Genoino entrou e saiu do Incor, em Brasília, aumentando a pressão emocional para ser mantido em prisão domiciliar; vaquinhas bem sucedidas do PT fortaleceram seus mártires; abaixo-assinado na internet pede impeachment de Barbosa; ufa!; a julgar pelo histórico, aguardem: JB tem motivos para radicalizar

247 – Os sorrisos que o presidente do STF, Joaquim Barbosa, exibiu durante suas doces férias na Europa, entre Paris e Londres, podem desaparecer nesta segunda-feira 3. É a data marcada para sua volta ao trabalho, retomando a guarda do considerado orgão mais poderoso do mundo no gênero. Como já se sabe, Barbosa pode muito – e a depressão pós-férias que acomete muita gente pode se transformar, nele, em decisões capazes de abalar a calmaria do período em que ele mesmo esteve ausente.

Em Paris, antes de visitar as Galeries Lafayette, Barbosa soube e, imediatamente, reclamou pelo fato de a ministra Carmem Lucia não ter assinado o decreto de prisão para o ex-presidente da Câmara João Paulo Cunha. "Um condenado terá um mês a mais de liberdade", atacou. Barbosa disse que tivera muito trabalho e, por isso, deixara passar a canetada final pela prisão, que ele esperava que fosse dada por Carmem Lucia.


No mês a mais de liberdade citado por Barbosa, João Paulo dirigiu-lhe uma carta aberta frontal e cortante. "O presidente do STF pode muito, mas não pode tudo", registrou o petista.


Quando ainda se distraia do revés em Brasília com caminhadas pela Cidade Luz, Barbosa teve de engolir a atitude do presidente em exercício do STF, Ricardo Lewandowski, que não viu motivos para deixar engavetado o pedido do ex-presidente do PT José Dirceu para trabalhar fora da cadeia – de resto uma solicitação atendida para outros condenados. Lewandowski enviou a solicitação de Dirceu para a Justiça comum de Brasília.


Em outra decisão que mostrou em todos os detalhes uma sensibilidade oposta a de Barbosa, Lewandowski permitiu à advogada Deborah Prates, que é cega, fazer petições por escrito. O presidente que estava em férias negara mais essa solicitação. Durão!


ENTRE O MUITO E O TUDO - Nesse quadro, José Genoino, certamete sem querer, aumentou o clima emocional em torno de sua figura. Neste domingo 2, véspera da volta de Barbosa ao batente, ele deu entrada na emergência do Incor, em Brasília, sendo liberado horas depois. O boletim médico afirmou que seu estado de saúde demanda repouso. Caso, porém Barbosa tenha uma visão diferente desta, ele poderá determinar a volta d Genoino ao Complexo da Papuda.

Tudo, em termos de decisões jurídicas, pode acontecer agora que Barbosa, renova, retoma o STF após as férias em que recebeu cerca de R$ 14 mil em diárias. Espera-se quase que de imediato a canetada para a prisão de João Paulo, mas ele também pode ser duro com Genoino e Delúbio, em razão da tuitada que lhe foi atribuida.


Como moldura, Barbosa, o retorno, tem o sucesso das vaquinhas em prol dos condenados do PT, que vão arrecadando grandes somas para pagar com sobras as multas impostas a Genoino, Delúbio e Dirceu, e mais um, digamos, detalhe. Um abaixo-assinado  circula pela internet para colher adesão a um pedido de impeachment ao ministro. O tipo de provocação que nenhum ministro do STF tem motivos para gostar.


O quanto Barbosa pode, entre o muito e o tudo, será mais uma vez mostrado por ele mesmo a partir desta nova fase de volta ao trabalho.
______________________________
PITACO DO ContrapontoPIG   .

Não sei explicar. Mas a sensação que temos é a de que o Quicas vem mais pirado do que nunca.
 
Impeachment ou camisa de força?

João Pé-de-Onça, agricultor em Poço da Rã, anda dizendo que o cabra não tem mesmo é juízo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”