Guerrilheiro Virtual

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Pelé vira embaixador da Copa e pede voto de confiança

 



Depois de dizer que "o Brasil corre um grande risco de se envergonhar se não fizer uma boa Copa", Pelé recebeu nesta terça-feira da presidente Dilma Rousseff o título de embaixador honorário da Copa de 2014.

Segundo o ministro Orlando Silva (Esporte), a presidente assinou um decreto criando a figura do embaixador da Copa. O ministro disse que Pelé terá poderá dar orientações ao governo sobre a Copa, representar o país em eventos e participar das interlocuções com os demais países participantes da Copa e também com a Fifa.

"Eu não poderia deixar de aceitar esse convite da nossa presidenta. Eu já faço isso desde quando nasci, desde a primeira Copa eu defendo e faço a promoção do Brasil. É uma responsabilidade muito grande", disse.
 
Pelé citou indiretamente as críticas que o país tem recebido por problemas e atrasos nas obras da Copa, mas pediu confiança aos brasileiros. Em fevereiro, o ex-jogador criticou o andamento das obras para o Mundial de 2014. "O Brasil corre um grande risco de se envergonhar se não fizer uma boa Copa. Os principais problemas são a comunicação e os aeroportos. O Brasil tem a obrigação de fazer uma boa Copa", afirmou, na ocasião. "[O atraso nas obras] não é só assunto de brasileiros. Conversei com o pessoal do Platini [presidente da Uefa] e eles também estão preocupados."


Nesta terça, o ex-atleta pediu um voto de confiança. "Eu gostaria de pedir para todo o povo brasileiro que acreditasse porque estava meio confuso, meio em dúvida alguns problemas que nós tivemos aqui e que a gente sabe ainda das condições, mas que podemos acreditar porque a presidente disse que vai fazer todo o esforço e espero que a gente entregue bem essa copa do mundo".

E completou: "Depois de todo o trabalho que fizemos para conseguir essa Copa acho que a gente também tem obrigação de fazer uma boa administração. Agora essa administração será feita com todos os brasileiros, com 190 milhões de brasileiros e todos ficaremos orgulhosos de entregar bem essa Copa."

Pelé disse que o futebol ajudou o Brasil a ser reconhecido. "Quando cheguei na Suécia em 58 ninguém sabia onde era Brasil, a bandeira brasileira era mal feita e nós enaltecemos o nome do Brasil, fizemos com que o mundo conhecesse o Brasil e independentemente da parte de futebol".

O ministro disse que a escolha de Pelé é um reconhecimento. "É uma homenagem ao Pelé por tudo que ele fez e faz pelo esporte, pelo Brasil. A presidente acredita que pela força da imagem do pela historia do Pelé ele seria a melhor face da Copa de 2014".

URUGUAI

Após o encontro com a presidente, Pelé pediu para a final do evento esportivo revanche entre a seleção brasileira e a uruguaia-- sendo que na Copa de 1950, Uruguai conquistou seu segundo campeonato mundial, derrotando na final o Brasil.

Questionado se o desempenho da seleção uruguaia na Copa América deve preocupar os brasileiros, Pelé disse que não. "Eu não temo [Uruguai] e acho que devia ter essa revanche para a gente ganhar", disse o jogador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”