Guerrilheiro Virtual

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Aposentadoria para donas de casas e outros projetos são defendidos por Luci Choianacki

                                                
A TVPT entrevistou a deputada federal Luci Choinacki (PT-SC) que reafirmou seu compromisso com as causas sociais, em especial às políticas relacionadas às mulheres. Entre os Projetos de Lei propostos por ela estão o projeto para Estimular a participação das mulheres nos cursos de pós-graduação; e outro para promover a permanência das mulheres negras, indígenas e rurais no Ensino Superior.

Na entrevista a deputada Luci Choinacki falou sobre os assuntos aos quais pretende se dedicar nos próximos seis meses:

Aposentadoria para donas de casa

Luci Choinacki está na relatoria do Projeto de Lei 1638/2011, de autoria da senadora Gleisi Hoffman - PT/PR. O projeto modifica o período de carência para a concessão do benefício da aposentadoria por idade para as donas de casa de baixa renda. “Vou assumir a relatoria do projeto das donas de casa, da seguridade social, votada no Senado pela Senadora Gleisy Hoffmann. Fiz todo o movimento político para incluir na constituição brasileira a reforma da Previdência Social deste direito”, conforme nos contou a deputada.

Incentivo às mulheres nos esportes e aos atletas paraolímpicos

A deputada é membra titular da comissão de esporte e turismo, e apoia a inserção das mulheres no esporte. Além disso, faz um trabalho para que a legislação obrigue maiores investimentos no esporte paraolímpico. “Vamos apresentar propostas para discussão: Como se dá o processo de inserção das mulheres no esporte feminino? E dos atletas nas paraolimpíadas? O esporte é uma das formas de prevenção ao uso às drogas. Queremos muito contribuir na inclusão do esporte na pauta do Congresso”, diz a deputada.

Tratamento dentário de deficientes assegurado pelo SUS

“Eu tenho um filho deficiente, quando ele tinha seis ou sete anos não conseguia ficar numa cadeira de dentista para fazer o tratamento, a o ser que estivesse com anestesia geral. Muitas mães passam pelo mesmo problema, eu fui obrigada a completar o tratamento através da rede privada porque o SUS não garante a anestesia geral nem um profissional especializado em anestesia para essas situações. Nosso projeto é para que o SUS possa tratar essas pessoas dispondo de anestesia geral e de um profissional anestesista. Não é para todos, mas para aqueles que não conseguem ficar na postura para este tratamento. Este projeto é um pedido de muitas mães que tem filhos com deficiência, afinal, é um prejuízo para a saúde não cuidar da dentição até determinada idade. Nesse segundo semestre vou dar a atenção a este tema”, explica a deputada.

Bancada do PT

“Faremos um esfoo muito grande para a defesa do nosso governo, da valorização das políticas da presidenta Dilma, das medidas contra a crise internacional, e criando medidas para inclusão social. Essa é uma pauta fundamental nesse período e a batalha é manter a base que elegeu a Dilma, defendendo o governo. Temos necessidade disso para votar os projetos na casa. Vamos fortalecer nossas lideraas, pensar na estratégia para as eleições de 2012. É um desafio para o fortalecimento da democracia no Brasil. Temos que ter mais prefeitos comprometidos com as causas sociais, fazendo a prática nos municípios”, diz a deputada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

”Sendo este um espaço democrático, os comentários aqui postados são de total responsabilidade dos seus emitentes, não representando necessariamente a opinião de seus editores. Nós, nos reservamos o direito de, dentro das limitações de tempo, resumir ou deletar os comentários que tiverem conteúdo contrário às normas éticas deste blog. Não será tolerado Insulto, difamação ou ataques pessoais. Os editores não se responsabilizam pelo conteúdo dos comentários dos leitores, mas adverte que, textos ofensivos à quem quer que seja, ou que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos.”